voltar para Produção Acadêmica

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS:

Estratégias competitivas são meios utilizados pelas empresas, submetidas à fatores endógenos e exógenos, para alcançar seus objetivos. Decorre dos estudos do planejamento estratégico, cuja eficácia, na atualidade, está condicionada à inclusão do gerenciamento das mudanças organizacionais (cultura e estrutura) e do estabelecimento de competências funcionais relativas face aos concorrentes. O assunto é da alçada da alta administração e lida com as mutações constantes do ambiente em que as empresas competem. O trabalho utilizando-se de uma abordagem longitudinal, que é relativamente pouco desenvolvida nas ciências administrativas, analisa a evolução das estratégias competitivas de crescimento e dos objetivos organizacionais de grandes empresas brasileiras. Os dados foram coletados através de questionários enviados pelo correio para as 500 maiores empresa privadas, classificadas por volume de vendas, de acordo com a Revista Exame - Maiores e Melhores. Os períodos 80/84, 85/89 e 90/94 e a previsão para o início do próximo século (ano 2000) são considerados no estudo. Os resultados encontrados corroboram as teses de multiplicidade e mutabilidade, mais em passado recente e em futuro próximo, das estratégias competitivas utilizadas e, principalmente, dos objetivos organizacionais perseguidos pelas grandes empresas brasileiras ao longo do tempo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Walter Moraes

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975) e doutorado em Management Sciences - University Of Manchester Institute Of Science And Techonology (1988). Atuou como Direitor Científico da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (2005-2008) e Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (2006-2009). Atualmente é Professor Titular do Curso de Administração da Univesidade Federal de PernambucoTem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial.

    Exibir