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Estratégia de Operações e Competitividade Global: o Caso da Maior Fabricante Mundial de Carrocerias de Ônibus

Estratégia de Operações e Competitividade Global: o Caso da Maior Fabricante Mundial de Carrocerias de Ônibus

Autoria: Luiz Carlos Di Serio, Luciel Henrique de Oliveira, Rômulo Marcos Lardosa Rebelo

Resumo - Estudou-se o caso da Marcopolo com o objetivo de demonstrar como empresa tornou-se competitiva com sustentabilidade, por meio do aproveitamento das oportunidades surgidas com a globalização. A análise foi desenvolvida pela aplicação dos principais conceitos de estratégia de operações. Identificaram-se oportunidades e foram propostas melhorias para que a empresa fortaleça e amplie as vantagens competitivas já obtidas, de modo a torná-las mais sustentáveis. Foram analisadas as estratégias da empresa no mercado, e também identificadas as fontes de suas vantagens competitivas. Verificou-se que s fatores críticos para o sucesso da empresa estão atrelados às suas estratégias de negócio e operacionais. A estratégia da Marcopolo tem como vantagem competitiva a diferenciação, entendida como capacidade da empresa atender às solicitações específicas dos clientes na fabricação de carrocerias. As preocupações com a inovação e com o desenvolvimento tecnológico tornaram a empresa líder de mercado, demonstrando que a adoção de tal entendimento é um ponto fundamental para seu desempenho de atual.

EnANPAD 2006

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    Luciel Oliveira

    Professor Universitário, Mestre e Doutor em Administração. Sócio da Método Pesquisas, Consultoria e Treinamento Ltda - Pesquisa de Mercado.
    Pesquisador do CNPq e Orientador, com interesse nas áreas de Administração da Produção e Operações, Logística, Qualidade e Produtividade, Gestão e Dinâmica de Cadeias Produtivas, Agronegócios, Desenvolvimento Sustentado, e Gestão do Conhecimento.
    Membro do GAIA - Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em organizações e sistemas cooperativos / Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, Campinas, SP. Estudos sobre Desenvolvimento sustentável de organizações com foco no capital intelectual: Viabilização em organizações brasileiras.
    Conferencista e articulista, em congressos e periódicos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior.
    Contato para palestras e colaboração em pesquisas: luciel@uol.com.br

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