voltar para Produção Acadêmica

ENDOMARKETING: análise das estratégias em uso na DATAPREV/PB

O endomarketing soluciona a necessidade de aplicar o marketing junto aos empregados, dentro de um contexto de integração, fortalecimento da comunicação interna e envolvimento dos empregados. Sendo uma ferramenta de uso e efeitos de ação tanto em empresas públicas quanto privadas, o endomarketing se apresenta como forma de potencializar a força de trabalho para a atividade fim da empresa. Neste estudo há o interesse de disseminar o endomarketing através da análise das estratégias em uso na Dataprev/PB, elencando como objetivos específicos o levantamento do perfil do cliente interno, averiguação do uso da comunicação interna, identificação da existência de integração na empresa, verificação do comprometimento dos empregados, constatação da concordância ou discordância dos empregados quanto aos incentivos subjetivos que a empresa oferece e conferindo o grau de importância atribuída pelos empregados à atividade que a empresa exerce e ao campo em que atua. Em se tratando de metodologia, foi empregada a descritiva exploratória com uma abordagem quantitativa, e como instrumento de coleta de dados fez-se uso de um questionário composto por 30 questões objetivas aplicado, de maneira proporcional, aproximadamente em 60% do público interno da empresa dividida em três setores. Contudo, os resultados obtidos podem ser classificados como satisfatórios, visto que foi possível verificar os pontos almejados com máxima confiança. Enfim, comprovou-se que na Dataprev/PB informalmente e em determinado setor usa de algumas das ações no contexto do endomarketing, mas que o uso pode ser aperfeiçoado. Destaca-se que a implantação seria bem aceita visto que alguns dos pilares desta temática já existem dentro da organização.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Juliana Melo

    Bacharel em Administração e estudante de segunda graduação em Administração Pública.

    Possui muito interesse em pesquisa e projetos de extensão, já ministrou minicursos como voluntária para comunidade à pessoas que buscavam profissionalização.
    Já desenvolveu trabalhos de defesa sobre Endomarketing e palestrou sobre o assunto.
    Busca a obtenção de seus ideais profissionais através do mérito e esforço, e isso é o que tem feito.

    Exibir