voltar para Produção Acadêmica

Eficiência e benchmarking de operadores de vendas do setor mercearil através da análise por envoltória de dados (DEA)

Este trabalho tem como objetivo determinar eficiências relativas e referências de benchmarking dos maiores operadores de vendas brasileiros em faturamento por meio da análise por envoltória de dados. A análise por envoltória de dados (DEA – Data Envelopment Analysis) é uma técnica de programação matemática utilizada como instrumento de investigação analítica e de apoio à decisão. Neste trabalho foram analisados indicadores operacionais dos vinte e cinco maiores operadores de vendas brasileiros com predominância no segmento mercearil, cujos dados foram levantados pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD (janeiro a dezembro de 2008) e publicados pela Revista Distribuição em 2009. Os resultados indicam a existência de cinco empresas eficientes, referências para o benchmarking de unidades não-eficientes; uma empresa com eficiência isolada; quatro empresas com eficiência intermediária; e, quinze empresas com eficiência inferior. A análise destes resultados é preocupante uma vez que o desempenho insatisfatório da maioria das empresas analisadas pode ser reflexo de modalidade mal administrada.

REFERÊNCIA DO ARTIGO:

CAMELO, Gustavo Rossa et al. Eficiência e benchmarking de operadores de vendas do setor mercearil através da análise por envoltória de dados (DEA). In: X SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUL-AMERICANA, 10., 2010, Santiago. Anais... . Santiago, Chile: Universidad de Santiago de Chile, 2010. p. 1 - 11. CD-ROM.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Gustavo Camelo

    1. Doutorando em Engenharia de Produção - Área de concentração Logística e Transporte (Universidade Federal de Santa Catarina) & Pós-Graduando em Logística Empresarial (Centro Universitário do Maranhão);
    2. Mestre em Engenharia da Produção - Área de concentração Logística e Transporte (Universidade Federal de Santa Catarina);
    3. Especialista em Operaciones Portuaria (Universidad Internacional Menendez Pelayo - Santander - Espanha)
    4. Graduado em Administração (Universidade Estadual do Maranhão);
    Tem experiência na área Portuária, Logística e Transportes, com ênfase na aplicação de modelos matemáticos para planejamento e otimização operacional de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação Linear, Decisão de Investimento, Processo Estocástico, Análise por Envoltória de Dados (DEA), Teoria das Filas e Simulação Computacional.

    Exibir