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Educação financeira: ferramenta que contribui para qualidade de vida do trabalhador.

Introdução: Os esforços objetivando a educação financeira no Brasil ainda são raros, assim como as pesquisas que abordam esta temática. Inspirado pelas estatísticas setoriais que apontam o aumento do nível de endividamento e os altos índices de inadimplentes no país, emerge a necessidade de investigar como o Programa de Educação Financeira (PEF) instituído pelo Banco Central desde 1999, pode contribuir para a orientação e formação financeira dos trabalhadores. Sabe-se que o sujeito endividado perde qualidade de vida e podendo desenvolver, inclusive um quadro de depressão. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter exploratório descritivo, que tem como objetivo avaliar o PEF enquanto programa que possa ser acessado e aplicado a diferentes extratos da sociedade. Como procedimento metodológico adotou-se uma amostra de 62 empregados de uma empresa metalúrgica localizada no município de Bragança Paulista. Por meio de coleta de dados, tendo como instrumento o questionário adaptado pelo Instituto IVOTTI, foram levantadas quais informações sobre finanças pessoais são significativas para este grupo. Discussão: Os dados tabulados revelam as informações que os trabalhadores apontam como necessárias foram confrontadas com as informações tratadas pelo PEF. Os dados coletados demonstram que a educação financeira para trabalhadores deve proporcionar uma melhoria nas finanças pessoais, principalmente em quesitos como redução dos gastos, pagamento de juros duvida no financiamento de longo prazo. Com relação aos dados do PEF, verifica-se a grande preocupação está em fornecer dados para a realização de aplicações financeiras (bolsa de valores, certificados de depósito bancários entre outros). O que concluímos é que o tipo de informação que o PEF trata só pode ter significado e utilidade para os trabalhadores, quando estes conseguem ter mais domínio sobre suas finanças pessoais gerando excedentes para serem aplicados nos moldes propostos. Enquanto proposta de educação financeira p

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    Cristiano Santana

    Graduado em Administração de empresas, com enfase em Processos Gerenciais, especialista em COACH com certificaçao Internacional, pesquisador cientifico sobre temas na educação administrativa e financeira pessoal.
    Criador do Programa Ruma à Saúde Financeira.
    Consultor em certificações da ISO 9001.
    Autor do Blog http://www.admpereira.blogspot.com/ .
    Atuando como Gerente de Operação e Manutenção em telefonia fixa, no Estado do Rio de Janeiro.
    Colaborador da Nokia Siemens Networks Services.

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