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E-COMMERCE ATRAINDO E CONQUISTANDO CLIENTES PARA O VAREJO VIRTUAL

Este trabalho apresenta um estudo sobre o comércio eletrônico e o comportamento dos consumidores com relação a compra virtual, pesquisando quais critérios de atratividade são determinantes ou interferem na finalização da compra on-line. Nesse sentido, foram levantadas informações bibliográficas em livros, artigos, sites, e-books e periódicos sobre o tema proposto e aplicada uma pesquisa de caráter qualitativa, junto a universitários e pessoas que trabalham no comércio central da cidade de Sinop-MT. Dentro deste estudo, foram analisados dados relevantes sobre: a origem da Internet; o surgimento do novo canal de comercialização, o e-commerce; estatísticas sobre o comércio eletrônico no Brasil; as motivações e resistências dos consumidores em relação à Internet e o perfil dos e-consumidores, informações que servirão de apoio aos profissionais desse novo setor. Dessa maneira, foi evidenciado pela pesquisa, que os principais fatores motivadores dos internautas para a compra virtual são, em geral: preços competitivos, promoções e diversidades em produtos. Porém, a simples adoção destes critérios não significa garantia de venda se, outros elementos como: a segurança do site nas operações de compra, banners eletrônicos de divulgação de promoções, um bom atendimento on-line e condições de pagamento não forem implementados com eficiência, por direcionarem os consumidores até a efetivação da compra virtual. Ao implantar esses requisitos de maneira correta e com qualidade, a empresa conseguirá atrair e conquistar seus clientes para o seu varejo virtual.


Palavras-chave: comércio eletrônico, conquista, e-consumidores.

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    Karina Ribeiro

    Graduada em Administração de Empresas pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Atuante em consultoria e assessoria empresarial.

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