voltar para Produção Acadêmica

Dispositivos de TI

Após a análise do texto referente a tecnologia da informação vimos que as organizações passaram a realizar seus planejamentos e estratégias voltadas para o futuro, tendo como uma das principais bases a Tecnologia da Informação (TI).

Após a análise do texto referente a tecnologia da informação vimos que as organizações passaram a realizar seus planejamentos e estratégias voltadas para o futuro, tendo como uma das principais bases a Tecnologia da Informação (TI).

Falamos que a TI utiliza-se de componentes para o seu funcionamento. Estes componentes são os Hardwares e seus dispositivos; os Softwares e seus recursos; os Sistemas de Telecomunicações e a Gestão de dados e informações. Agora vamos conhecer um pouco sobre cada um destes componentes e dispositivos.


Componentes da Tecnologia da Informação

- Hardware e seus dispositivos

Hardware é toda a parte física do computador. E por meio dele que os dados, as informações são processadas, armazenadas, gerando novas informações. Ele é composto por dispositivos e periféricos, conforme é mostrado a seguir:

- Dispositivos

Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de gravar (armazenar) informação (dado).

Dispositivo móvel, é um computador de bolso habitualmente equipado com uma pequena tela (output)e um teclado em miniatura (input).

Unidade Central de Processamento (UCP) - onde são processados os dados do computador.

Memória RAM ou Principal (Random Acces Memory) - armazena os programas e documentos em tempo de execução, de forma temporária, uma vez que se o computador é desligado, suas informações são perdidas.

Processador - processamento das informações. Interpreta e executa as informações.

- Periféricos - São dispositivos (equipamento ou acessório) que trabalham em conjunto com o computador. Estes dispositivos são classificados como:

Dispositivos de Entrada (Input) (I): transmitem a informação ao computador. Exemplos: mouse, scanner, microfone, teclado, joystick, câmeras de vídeo.

Dispositivos de Saída (Output) (O): recebem a informação do computador. Exemplos: monitor, impressora, caixas de som.

Dispositivos de Entrada e Saída (Input / Output) (I/O): transmitem e recebem informações ao computador. Exemplos: drive de disquete, HD, CD- R/RW, DVD, Blu-ray, modem, pen-drive.

- Software e seus recursos

Consiste em um conjunto de produtos desenvolvidos durante o desenvolvimento do software (programas de computador) que controlam o trabalho do hardware juntamente com a documentação do programa usado para explicar os programas aos usuários.

Sistema Operacional

O sistema operacional poderia ser definido numa visão rápida como uma interface familiar entre o usuário e o computador. São divididos em proprietário ou genérico e portáteis .Exemplos: MS - DOS, Windows ; Linux; Unix; Mac Os/X

Redes - Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços. Exemplos: A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.


Software, aplicativos e linguagem de programação

Os programas de computador recebe conjuntos de comandos, instruções ou ordens elaboradas pelo usuário para o computador cumprir visando resolver problemas e desenvolver atividades ou tarefas especificas. Essas orientações geralmente são escritas em códigos conhecidos como linguagem de programação. Essas linguagens procuram transcrever o que está sendo feito pelo usuário para a linguagem da máquina.


Softwares Utilitários

Tem como função complementar os softwares aplicativos

Serviços de Backup - utilizado para guardar, salva, recuperar determinados arquivos, pastas ou até mesmo um sistema.

Desfragmentador - permite a correção e organização de algum dado no disco

Anti-vírus - ajuda a proteger contra os vírus. Vírus são programas que podem danificar, roubar dados, informações de um determinado sistema.


Softwares de Automação

Subdivide-se em três tipos: automação industrial, comercial e de serviços.

1 - Automação Industrial - É a interface com diversas tecnologias, tais como coletores e controladores eletrônicos, Power Line Communications (PLC) automação que faz uso da rede de energia elétrica), controles numéricos por computador (CNC), automação pneumática, de sensores, de desenhos auxiliados por computadores (CAM) etc.

2 - Automação Comercial - Interface com diversas tecnologias tais como caixas registradoras, PPVS (terminais de ponto de vendas), impressoras de cheques, código de barras, leitores ópticas, balanças eletrônicas etc.

3 - Automação de Serviços - Interface com diversas tecnologias, tais como sistemas de controle de documentação e imagens, sistemas de atendimentos, contatos, agências bancárias, sistemas de desenhos, arquitetura e engenharia etc. Ou seja, para otimizar serviços específicos de determinadas empresas.


- Gestão de Dados e Informações

A hierarquia dos dados ocorre pela menor fração que é o bit (caractere) até o complemento banco de dados. Esses caracteres juntos formam um campo, que agrupado forma um registro que por sua vez, agrupado forma um arquivo, constituindo uma completa base de dados ou banco de dados. A maioria dos arquivos necessita de uma referência para acesso aos dados chamada chave. Os bancos de dados podem ser apresentados em vários modelos, tais como os hierárquicos, de árvores relacionais, e ainda, distribuídos fisicamente.

Atualmente nas empresas a maneira mais moderna e efetiva de gestão de dados é a utilização dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). Mas vem surgindo também outros recursos, como banco de dados distribuídos com recursos de data warehouse, bancos de dados orientados para objetos e bancos de dados de imagem, hipertexto e hipermídia.


- Armazenamento e Recuperação de Dados

Para guardar e recuperar dados é necessário organizar um volume de arquivos por um determinado período sejam eles semanais, mensais ou anuais que estejam ligados e organizados de maneira que se torne fácil e acessível sua recuperação. Para que ocorra um me

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Wagner Gonsalez

    Wagner de Paula Gonsalez, Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade (2000), pós-graduado em Marketing pela UMESP (2007), gerente de Marketing da Tec Tor, com mais de 10 anos de experiência em publicidade e propaganda para meios impressos, multimídia, eletrônicos e promocionais e estratégias e planejamentos de marketing promocional, industrial e varejo.
    Atuou em empresas como Solarium Revestimentos, Espaço Fechado Relógios, TV UOL (Náutica Web), C.E. Jean Piaget, Agências de Publicidade e como Free lancer para revistas. Atua também como Professor Universitário da disciplina de Marketing na Universidade Metodista de São Paulo atua também como palestrante sobre comportamento do consumidor, plano de marketing e comunicação.

    Exibir