Desenvolvimento de competências no Ensino Superior da Marinha do Brasil

O desenvolvimento das competências na Escola Naval brasileira, instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, é realizado ao longo de quatro anos, num sistema de semi-internato no qual o sistema meritocrático é aplicado. A instituição exerce um grande papel ao reforçar seus valores e preceitos éticos fundamentais, haja vista que os futuros formandos serão os futuros oficiais dos postos iniciais da carreira, ou seja, líderes potenciais. Entretanto, o aperfeiçoamento das competências comportamentais apresenta grande desafio ao verificar a personalidade dos novos ingressantes que são pertencentes à geração Y. Assim sendo, o objetivo deste artigo é revisar o que a bibliografia traz em se tratando sobre os desafios do desenvolvimento de competências na Escola Naval. Por fim, conclui-se que a Marinha do Brasil deve sempre se atentar às mudanças no ambiente externo quanto à mudança de personalidade dos futuros ingressantes e manter formas de reforço e desenvolvimento dos principais valores e princípios éticos que permitirão o cumprimento de sua missão institucional.

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    Jefferson

    Oficial Intendente da Marinha do Brasil, formado em Ciências Navais, com Pós em Gestão Pública, tenho muito interesse pela Ciências Administrativas e Orçamento Público, de modo a debater os problemas e estudar as soluções em prol de gestão mais eficiente e efetiva.

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