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CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO

objetivo deste artigo foi analisar como a customização em massa está sendo desenvolvida por uma empresa pertencente ao agronegócio. A estratégia de pesquisa selecionada foi de estudo de caso. Dois critérios foram observados na seleção de componentes dos produtos a serem customizados: o atendimento à legislação e a intercambialidade das matérias-primas. Há três estágios distintos de customização: projeto, fabricação e embalagem. Utilizam-se, concomitantemente, duas estratégias: modulariação por mix e postergação da manufatura. Foi possível constatar quatro principais habilitadores para a customização em massa: projeto do produto, flexibilidade do sistema produtivo, tecnologia de informação e manufatura baseada no tempo.

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    Walter Moraes

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975) e doutorado em Management Sciences - University Of Manchester Institute Of Science And Techonology (1988). Atuou como Direitor Científico da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (2005-2008) e Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (2006-2009). Atualmente é Professor Titular do Curso de Administração da Univesidade Federal de PernambucoTem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial.

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