voltar para Produção Acadêmica

Cultura para a inovação: um estudo de caso em startups da aceleradora “Living Lab MS” no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil

Esta pesquisa se configura como descritiva e exploratória, tendo uma abordagem qualitativa, utilizou-se como ferramentas aplicadas a observação, entrevista semi-estruturada.

O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da cultura organizacional orientada para a inovação em duas startups que se encontram na aceleradora “Living Lab MS” no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Esta pesquisa se configura como descritiva e exploratória, tendo uma abordagem qualitativa, utilizou-se como ferramentas aplicadas a observação, entrevista semi-estruturada. Buscou-se observar os elementos subjetivos da realidade dessas organizações e, também, os elementos que compõem as culturas das empresas, assim como os valores dos atores organizacionais. Os resultados obtidos demonstraram que as empresas analisadas possuem práticas que indicam uma cultura orientada à inovação, tendo como valores a flexibilidade, a capacidade de assumir riscos, o companheirismo, a liderança e a informalidade, todos eles como elementos facilitadores da inovação.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Everton Tavares

    Atua na área de administração onde se interessa pelos temas pesquisa mercadologia, gestão de processos, gestão de custos, análise de investimento, liderança, estratégia, economia comportamental, gestão de projetos, business social, inovação e empreendedorismo.

    Exibir