Contabilidade Gerencial sob Fluxo Financeiro

É sabido que, nas empresas de pequeno e médio porte, existe carência de informações e falta de conhecimento para elaboração e utilização da contabilidade gerencial como instrumento de auxílio às tomadas de decisões estratégicas.

Este artigo propõe a criação de relatórios de análise financeira, como a demonstração de resultados e a avaliação do capital de giro real, baseados no fluxo de caixa realizado e em alguns controles, como a posição diária das disponibilidades, o acompanhamento do faturamento, o controle de contas a pagar e receber e as posições de estoques.

Nesta demonstração de resultados, o saldo final apurado (lucro ou prejuízo) aferido em um determinado período, sempre deverá estar refletido na mesma proporção na avaliação do capital de giro da empresa.

Penso que o grande segredo desta proposta seria a vinculação entre as vendas com o movimento financeiro, criando assim um poderoso indicador, pois não havendo compatibilidade entre o resultado e o capital de giro tem-se a certeza que existe algo de errado no controle ou na compilação dos dados.

Levando-se em consideração um atual cenário altamente competitivo, é imprescindível que as organizações dominem suas informações e as utilizem para indicar se as decisões tomadas às estão levando a atingir seus objetivos.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    João Lopes

    Administrador, Contador, MBA em gestão estratégica e especialização em finanças.

    Consultor de empresas com ênfase no planejamento estratégico e na apuração do lucro financeiro, fator crucial para a sobrevida e crescimento de qualquer organização.

    Implantação de sistemas integrados, desenvolvimento de processos de trabalho, auditoria e elaboração de relatórios gerencias dentro do conceito de gestão digital.

    Experiências significativas na área financeira em empresas como a Alcan, Fiat, Remil e Adm Consultoria. Projetos de consultoria realizados em diversas empresas dos seguimentos de confecções, decorações, cosméticos, meio ambiente e transportes.

    Exibir