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Considerações da administração frente a realidade das MPE'S será o fim?

A partir das pesquisas com empresas de micro, pequenas do Brasil sobre as diversas áreas da administração, é uma preocupação para todas as empresas que buscam resultados e expectativas....

CONSIDERAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO FRENTE A REALIDADE DAS MPE'S, SERÁ O FIM?

A partir das pesquisas com empresas de micro, pequenas do Brasil sobre as diversas áreas da administração, é uma preocupação para todas as empresas que buscam resultados e expectativas onde a missão e valores são conjuntos que uma empresa necessita antes de vencer no negócio, primeiramente sua missão obriga as empresas a identificar seus pontos fortes e fracos, a fim de avaliar onde pode atuar de maneira lucrativa no panorama competitivo. "As declarações de missão eficazes equilibram o possível e o impossível" (WELCH, Jack Pág.13). No final de contas, as declarações de missão eficazes equilibram o possível e o impossível. Elas incutem nas pessoas o senso de direção em busca do lucro e a dose de inspiração de sentir-se parte de algo grande e importante. A avaliação de desempenho utiliza métodos e técnicas para avaliar e reconhecer de forma justa e transparente aqueles colaboradores que se destacam por trabalhar com qualidade; ou seja, com pontualidade, zelo e dedicação, além de se posicionarem de forma solidária com os colegas e alinhada com os objetivos e necessidades da empresa em que trabalham. A avaliação de desempenho tornou-se uma prática padrão em muitas empresas nos últimos anos e atualmente está sendo adotada por muitas outras, muitas vezes como um importante recurso de programas de desenvolvimento gerencial. "As pessoas capazes nunca acham que já estão jogando o melhor possível. Mas dão o máximo de si para chegar lá!" (WELCH, Jack Pág. 101). Portanto avaliação ou administração de desempenho é um método que visa, continuamente, a estabelecer um contrato com os funcionários referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigindo os rumos, quando necessário, e avaliar os resultados conseguidos. É o sopro da vida da organização, e sem a sua existência o planejamento ou as estratégicas organizacionais não farão o menor sentido.

As empresas atualmente operam em mercados complexos e muito competitivos o que tem ocasionando uma diminuição das margens dos produtos comercializados. Nesse contexto, muitas organizações têm implementado estratégicas de diversificação de produtos e de atendimento a níveis de serviços cada vez mais exigentes por parte dos clientes, implicando na manutenção de um conjunto de atividades necessárias ao atendimento desses serviços. Toda tecnologia de custos desenvolvida nos últimas décadas foi voltada para conhecer o custo de fabricação dos produtos, pouco tem sido feito para mensurar o custo do atendimento aos clientes. "A mensuração do custo exige desde de cálculos mais complexos ate outros panoramas de matemáticas mais simples, todavia, o importante é o resultado da mensuração seja o mais correto possível perto do real" (SILVA, RODRIGO P. 56). Contudo todas as empresas têm custos elevados devido o alto preço no mercado para suportar a demanda de investimentos buscando um panorama competitivo, através disso muitas empresas buscam uma mensuração focada para as metas, estratégias e aos processos empresariais, com a utilização de atributos que propicie aos custos, assim como, aos valores a eles adicionados, a produzirem informações acuradas, com vantagens sobre concorrentes, torna a mensuração, um fator de estratégia competitiva. A mensuração do custo exige desde cálculos mais complexos até outros panoramas de matemáticas mais simples, todavia, o importante é o resultado da mensuração seja o mais correto possível perto do real. "O custo é nada mais que o gasto ou consumo de riqueza que requer saída financeira ou descapitalização temporária do valor patrimonial, todavia esta saída de capital pode ser a prazo, isto é, potencial." (SILVA, RODRIGO, P.56). As falhas nos produtos podem comprometer os resultados e a imagem da empresa. Mensurar e rastrear os custos da não-qualidade pode auxiliar a empresa em manter os custos baixos e descobrir onde há capacidade de reduzir mais ainda, garantindo uma vantagem competitiva para a empresa nessas duas dimensões.

As mudanças e transformações que afetam as MPEs abordam as tendências e transformações em curso no mundo empresarial e seus reflexos nas micro e pequenas empresas. A atual tendência dos mercados de trabalho é reduzir o número de colaboradores centrais e empregar cada vez mais uma força de trabalho que entra facilmente e é demitida sem custos quando a situação fica critica. A rápida evolução e disseminação da cultura empreendedora e as mudanças no contexto empresarial e social, tem modificado substancialmente o papel que o indivíduo desempenha nas organizações. Inclusive os gestores corporativos, os líderes e os acadêmicos estão em busca de métodos inovadores para incentivar pessoas e equipes a serem mais criativos e, assim, tornar as organizações mais competitivas. "A atual tendência dos mercados de trabalho é reduzir o número de colaboradores centrais e empregar cada vez mais uma força de trabalho que entra facilmente e é demitida sem custos quando a situação fica critica" (TACHIZAWA, Takeshy Pag. 73). As competências exigidas até então, não são mais suficientes para as entidades, sendo necessário que o colaborador apresente atitudes empreendedoras, ou seja, deve ser inovador, criativo, persuasivo e ousado. Assim, o desafio para as empresas cultivarem o espírito empreendedor de seus funcionários sem demissão.

Portanto existem direitos trabalhistas com isso tudo, a revolução de nossos dias é, desse modo, uma revolução no e do trabalho. É uma revolução no trabalho na medida em que deve necessariamente abolir o trabalho abstrato, o trabalho assalariado, a condição de sujeito-mercadoria, e instaurar uma sociedade fundada na auto-atividade humana, no trabalho concreto que gera coisas socialmente úteis, no trabalho social emancipado. "A segmentação da classe trabalhadora se intensificou de tal modo que é possível indicar que, no centro do processo produtivo" (ANTUNES, RICARDO Pág. 57). Hoje em dia, o direito do trabalho desempenha um papel fundamental, assegurando que a um elevado nível de emprego e de crescimento econômico sustentável corresponda uma melhoria constante das condições de vida e de trabalho. "A fragmentação do trabalho adicionada ao incremento tecnológico, pode possibilitar ao capital tanto uma maior exploração quanto um maior controle sobre a força de trabalho" (Pág. 27). Ou seja, haverá contrato de trabalho sempre que uma pessoa física se obrigar a realizar atos, executar obras ou prestar serviços para outra e sob dependência desta, durante um período determinado ou indeterminado de tempo, mediante o p

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    Santos, Vasconcelos

    Nivel Superior - Bacharel em Administração - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Facudade Ages

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