voltar para Produção Acadêmica

COMO TRANSFORMAR EMPRESAS FUNCIONAIS EM EMPRESAS PROJETIZADAS.

No mercado globalizado atual, as empresas buscam lucro e prestação de serviço com maior qualidade e agilidade, mantendo a fidelização de seus clientes, assim como, conquistando novas oportunidades de negócios. O material apresenta-do tem como objetivo principal a visão de uma empresa voltada para uma estrutura de projetos funcionais com a transformação para uma estrutura projetizada. Foram realizadas análises do Grupo ASSA, uma empresa de consultoria e outsourcing que colabora com seus clientes na transformação dos processos de negócios utilizando Tecnologia de Informação. Atualmente, o Grupo ASSA segue uma estrutura funcio-nal em seus projetos. Com o levantamento de informações coletadas, foi possível prover um ambiente de gestão de projetos e apontar falhas. Foram apresentadas propostas de melhorias nos principais processos, dando uma visão de como e por-que é vantajosa a mudança da organização para uma estrutura projetizada. O obje-tivo foi o de gerar uma discussão com as vantagens de se adotar uma boa prática de gestão de projetos contemplando as fases do projeto, tendo como guia as boas prá-ticas do PMI® com base no PMBOK®. A gestão de projetos do Grupo ASSA é con-duzida pela metodologia ASAP que é composta por cinco fases: Project Preparation, Business Blueprint, Realization, Final Preparation e Go live & Support. Com a abor-dagem efetuada, foi possível apresentar o processo atual, como também as propos-tas que a organização poderá utilizar quando seus processos forem voltados para uma estrutura projetizada, tendo assim a utilização de boas práticas de gestão de projetos no início, meio e fim de cada projeto.

O crescente uso de projetos como forma de efetuar negócios conduziu ao de-senvolvimento de uma variedade de ferramentas e técnicas para um melhor geren-ciamento de projetos (TURNER; KEEGAN, 1999). Entretanto, as taxas de falhas em projetos ainda são elevadas e a consciência de que projetos não são realizados no vácuo organizacional está crescendo.
A administração do gerenciamento de projetos se tornou o termo e o método para gerir a multiplicidade de projetos paralelos numa organização; já a governança via gerenciamento de projetos tornou-se o termo e o método para gerenciar vários projetos em paralelo numa organização.
A Associação de Gerenciamento de Projetos (APM, 2004) define a governan-ça via gerenciamento de projetos como:
Uma administração efetiva garantindo que os portfólios de projetos de uma organização sejam alinhados com os objetivos da organização, sendo rea-lizados com eficiência e sendo sustentável; Uma administração que proporciona os meios pelos quais a diretoria e ou-tros principais stakeholders de um projeto sejam alimentados com informa-ções relevantes e confiáveis no momento exato. Estando hoje as organizações em diferentes níveis de gestão de projetos, surge a necessidade de uma categorização das diferentes técnicas conforme seus esforços e retorno em relação ao contexto da orientação por projetos na organiza-ção. Para este fim, o estudo irá apresentar e propor meios para categorizar as dife-rentes técnicas, com o objetivo de ser um guia, fazendo com que as organizações se desenvolvam, mudando da orientação a processos (perfil funcional) a orientação por projetos (perfil projetizada) de modo a balancear a magnitude do retorno e do inves-timento.
Dentre as diversas organizações atuantes no Brasil, a empresa escolhida pa-ra apresentar este desenvolvimento/mudança de perfil foi o Grupo ASSA. Uma con-sultoria originária na Argentina, com fortíssima atuação no cenário nacional e Améri-ca Latina, que já iniciou de forma moderada esta transformação voltada a um resul-tado em longo prazo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Alexandre Abdalla

    Capacidade de liderança, visão estratégica, habilidade em gestão de pessoa, facilidade no trabalho em equipe, organizado, dedicado e proativo.

    Fácil relacionamento, experiente no trabalho em equipe e focado em objetivos e resultados.

    Exibir