voltar para Produção Acadêmica

Como o Controle Interno federal vem ajudando a sociedade brasileira no Combate a Corrupção?

RESUMO

Luciano Damião Vieira de Almeida*


Muito se tem discutido sobre formas eficientes de combate à corrupção na Administração Pública Federal, discussão essa que teve seu ápice na Constituição Federal de 1988, que estabeleceu duas formas de controle da Administração Pública: O Controle Externo a cargo do Poder Legislativo com o auxílio dos Tribunais de Contas e o Controle Interno, através de sistema integrado que tem como missão principal auxiliar o Controle Externo no exercício de sua missão institucional. O advento da Controladoria-Geral da União (CGU) em abril de 2001, num primeiro momento com o nome de Corregedoria-Geral da União, só passando a ter o nome pelo qual conhecemos hoje em dia em Maio de 2003, significou um novo alento, com seu frescor, dando um fim no verdadeiro quebra-cabeça que era a estrutura do controle interno federal até aquela data.
O presente artigo não tem a pretensão de apresentar respostas conclusivas quanto ao combate da corrupção no Brasil, nem ao menos, soluções, mas visa mostrar ações efetivas do controle interno desde antes da criação da CGU.
Essa abordagem como sugerido pelo título deste artigo, coloca o combate à corrupção, como peça-chave para o crescimento e desenvolvimento do nosso país.
Adicionalmente, faz-se um breve estudo sobre as origens da corrupção no nosso país e suas conseqüências.
Finalmente, após um extenso estudo de como funciona o Controle Interno no Brasil, são levantadas algumas ações que nos mostram a efetividade do mesmo, ressaltando porém a falta de dados comparativos-estatísticos de combate a corrupção, que colaborariam de melhor forma para a consecução do objetivo desse trabalho.


Palavras-Chave: Corrupção, Administração Pública Federal, Controle Interno.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    LUCIANO ALMEIDA

    Sou Contador com Pós-Graduação em Gestão Pública.

    no momento estou cursando outra Pós em Controladoria Pública na UERJ.

    e:mail: lucianodamiao@yahoo.com.br

    Exibir