voltar para Produção Acadêmica

Como escrever um Artigo Científico ou Técnico

VOCÊ QUE TEM DÚVIDAS QUANTO A ELABORAÇÃO DE: • Artigos Científicos • Pré-projeto de TCC • Relatório de TCC (monografia) • Pré-projeto de Monografia • Monografia • Pré-Projeto de Mestrado • Tese de Mestrado Entre em contato através do e-mail prof.nelma@hotmail.com o (67) 9619-3466. Cobro p/ Serv.

Um bom artigo científico deve ser escrito com clareza, precisão e fluência de tal forma que o leitor se sinta interessado em sua leitura, e seja capaz de entender o seu conteúdo facilmente. O artigo deve apresentar adequadamente os objetivos, a metodologia utilizada e os resultados encontrados. Infelizmente, um grande número de artigos científicos e técnicos é recusado para publicação devido à má qualidade da apresentação. Por vezes eles possuem um excesso de páginas, informações irrelevantes, ausência de conclusões precisas, tabelas e gráficos mal feitos, e carência de comparação dos resultados com trabalhos anteriores. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, equações claras não são suficientes para uma comunicação efetiva em um artigo científico, elas deverão ser acompanhadas por um bom texto explicativo que conduza o leitor através do trabalho. Além de manter uma boa organização na apresentação dos objetivos, fatos e conclusões, você também deve tomar cuidado com a ortografia e a gramática para que o leitor não tenha problemas para entender o que você está tentando dizer.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Nelma Castro

    e-mail: prof.nelma.adm@hotmail.com


    Sou carismática, dinâmica e entusiasmada com a vida, tenho poucos amigos, mas os poucos que tenho são pessoas que posso confiar minha vida à eles.

    Sou casada com o Francisco e nos completamos e o que falta estamos constuindo ao longo de 23 anos de convivência.

    Temos dois filhos a Juliana (a mais velha, que já se casou e mora em outro estado) e o Luis Henrique (solteiro, estudante e mora conosco).

    Tenho dois irmãos a Neide e o José Carlos, com os quais me dou muito bem.

    E é claro tenho a minha "munhezinha", minha mãe, de 75 anos de idade, linda e apaixonante.

    Tenho uma alma gêmea desde pequena e se chama Maria Roseli Gonçalves da Rocha (a Lia), adoro ela e ela à mim.

    Quem quizer me conhecer melhor é só bater um papao comigo que estou as ordens.

    Exibir