voltar para Produção Acadêmica

Coleta seletiva de lixo na cidade de Jales

Projeto de pesquisa realizado pela matéria de metodologia da UNIJALES, a pesquisa foi feita com moradores de Jales em relação à Coleta Seletiva.

Um assunto que vem sendo discutido é a importância da coleta seletiva, pois pode ser uma das melhores maneiras de reduzir a quantidade de lixo depositado no meio ambiente, sendo que as primeiras atitudes devem ser tomadas dentro dos próprios domicílios, através da separação do lixo. Com isso poderá melhorar a limpeza da cidade, diminuir a proliferação de doenças transmitidas pelo lixo. Diminuirá o desperdício, prolongará a vida útil do aterro sanitário etc. Que fatores contribuem para que o lixo residencial passe a ser selecionado e encaminhado para o órgão coletor? Esse foi o problema da pesquisa feita com os moradores da cidade de Jales, que tinha como objetivo identificar se os moradores participam da coleta seletiva, quais as dificuldades que eles têm em separar o lixo domiciliar, se estão preocupados em reduzir o seu lixo residencial e identificar a importância dos 3 Rs. A metodologia da nossa pesquisa foi à seguinte. Considerando que o universo da pesquisa foi de 15.838 domicílios, foi retirada uma amostra de 2,5%, ou seja, 400 domicílios; trabalhando com a margem de erro para mais ou menos de 5%, de acordo com a tabela de Arkin Colton. Esses questionários foram aplicados em cinco setores, onde passa o caminhão da coleta seletiva. Sendo assim 80 questionários em cada setor. Cada um desses setores tem a média de 15 bairros e dentro de cada setor serão sorteados cinco bairros, no qual, foram aplicados 16 questionários aleatoriamente por bairros escolhidos. Buscávamos com essa pesquisa, contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos moradores, procurando envolver todos para que participem da coleta seletiva.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Rafael Gouveia

    Trabalho em uma rede de supermercados sou Ed. Universitario do P.E.F (Programa Escola da Família), curso Administração e sou Distribuidor Inspiração Perfumes e Cosméticos.

    Exibir