voltar para Produção Acadêmica

Ciência VS Tecnologia

Para ser mais fácil de compreender, num sentido mais restrito, ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em métodos científicos e em fatos. Logo a tecnologia, vem do Grego que significa: técnica, arte, ofício e estudo, são um mistura de técnica e ciência. Serve para resolver problemas ou facilitar as soluções deles. Sintetizando, a ciência está interessada em reunir os conhecimentos, e a tecnologia em transforma esses conhecimentos em praticidade para a sociedade.

CIÊNCIA VS TECNOLOGIA

Resumo: Para ser mais fácil de compreender, num sentido mais restrito, ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em métodos científicos e em fatos. Logo a tecnologia, vem do Grego que significa: técnica, arte, ofício e estudo, são um mistura de técnica e ciência. Serve para resolver problemas ou facilitar as soluções deles. Sintetizando, a ciência está interessada em reunir os conhecimentos, e a tecnologia em transforma esses conhecimentos em praticidade para a sociedade.

Introdução: Conhecendo o processo da tecnologia e da ciência, tem sua finalidade de Alencar a facilidade de trazer mais conforto e segurança para a sociedade contemporânea. Esse artigo foi elaborado com a seguinte sugestão de tema: Ciência VS Tecnologia; tendo como sub-temas: Pensamento Científico; Conhecimento Prático Sistemático; Estrutura para a Evolução da Tecnologia; Correntes Distintas da Ciência e da Tecnologia. O mesmo tem como alvo aclarar ao leitor que a tecnologia tem capacidade de auxiliar abundantemente à ciência, devido aos processos e materiais criados a partir de tal conhecimento. De forma justificável de compreender o universo científico e tecnológico, é direcionado ao conhecimento da sociedade.

Ciência e Tecnologia: onde diferem? A ciência está interessada em aglomerar os conhecimentos e organizá-los. A tecnologia aplica os conhecimentos práticos, e equipa com as ferramentas necessárias para que os cientistas avancem cada vez mais em seus conhecimentos ou explorações.

Pensamento Científico- Surgiu na Grécia Antiga com os pensadores Pré- socráticos que foram titulados de Filósofos da Natureza e do mesmo modo de Pré- cientistas. Nesse período, a sociedade ocidental saiu de um formato de pensamento de mitos e dogmas, para ingressar no pensamento científico baseado no Ceticismo.

Conhecimento Prático e Sistemático- Ciência refere-se ao conhecimento baseado no método científico. Dentro dela existem vários sentidos que são divididos em três tópicos: Ter conhecimento de determinadas partes, para administrar um negócio ou vida; adquirir conhecimento através do estudo ou pela técnica; organização e divisão dos princípios gerais (teorias, leis, métodos de aplica, etc). Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico, e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.

Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser as técnicas, conhecimentos, métodos, matérias, ferramentas e processos usados para resolver problemas, ou ao menos facilitar a solução do mesmo.

Estrutura para a Evolução da Tecnologia- A ciência é o alicerce, é como uma “armação”, uma estrutura que não demuda do princípio ao termino da biografia da informática, é algo definitivo. Agora a tecnologia é algo “transitório” é o que da modelagem, enriqueci, cria e desenvolve a ciência em laboratório. A tecnologia é o que chega às mãos do usuário ou do consumidor na sociedade.

Correntes Distintas da Ciência e da Tecnologia- As produções humanas são como oriundas exclusivamente de duas correntes distintas, são elas: Ciência e Tecnologia. Onde a ciência é o método mais apropriado a prospecção, pois em todas as áreas ela está envolvida.Já a tecnologia é uma série de pequenos fenômenos naturais, se consolidando, em conjunto sobe um corpo de um dispositivo, onde foi centralizado pelas mãos do ser humano.

Para Demétrio Delizoicov et.al.(2009, p.35) “A tecnologia, por meio de invenções históricas marcantes, como a do relógio, da imprensa e das máquinas a vapor e elétricas, modificou profundamente as culturas: o modo de ser, perceber, produzir e viver das pessoas.”. Tal procedimento nos proporciona o conhecimento de que com a tecnologia o cotidiano dos seres humanos se tornou mais prático, alterando assim o seu modo de viver, e dessa mesma forma modificando a sua cultura.

Conclusão: Entretanto mostro como a Tecnologia e a Ciência deve estar acoplada para uma maior ampliação de conhecimentos e um melhor aproveitamento de materiais para facilitar a sucessão dos dias da sociedade contemporânea.

Referências: http://www.camacaridiario.com/colunas/ciencia-e-tecnologia/ciencia+x+tecnologia,000053,index.html

http://www.hardware.com.br/artigos/tecnologia-vs-ciencia/

http://www.edumatica.comoj.com/index.php?option=com_content&view=article&id=86:ciencia-versus-tecnologia&catid=1:noticias-recentes&Itemid=50

Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez 2009.


Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Hiago Santos


    Julgar os outros é muito fácil, difícil mesmo é você auto avaliar-se.

    Para isso, faço um exercício de reflexão: Fecho os olhos, imagino um espelho em minha frente e começo a detalhar todos os pontos positivos e negativos daquela pessoa refletida.

    O ponto positivo aumenta minha auto-estima, me encorajando a estudar com mais ênfase nos pontos negativos, onde, tomo ciência que devo me submeter a um processo de desenvolvimento no qual o principal objetivo é concertar os erros.

    Pois é, assim sou eu simples, amigo, determinado, homem, criança, legal, esforçado, religioso, formador de idéias, persuasivo (às vezes), mas quando errado sei reconhecer, não sou prefeito, mas busco a perfeição: DEUS!


    Exibir