voltar para Produção Acadêmica

Caracterização e Análise da Cadeia Produtiva de Café Orgânico do Sul de Minas Gerais: Subsídios para o Aumento das Exportações

Caracterização e Análise da Cadeia Produtiva de Café Orgânico do Sul de Minas Gerais: Subsídios para o Aumento das Exportações.

Luciel Henrique de Oliveira – luciel@mackenzie.com.br
Carla Nogueira de Souza – carlinhanog@uol.com.br
Caroline Borba da Silva – alemazinha@ig.com.br
Erica de Marco – erica_demarco@yahoo.com.br
Erica Prado Sylvestre – ericasylvestre@yahoo.com.br
UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo

Grupo de Pesquisa: Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais

RESUMO – A busca por alimentos saudáveis, isentos de resíduos e contaminantes químicos e a conservação do meio ambiente tornou-se realidade. A agricultura orgânica tornou-se mercado em expansão, com perspectivas de crescimento. O café orgânico destaca-se, no Brasil, devido ao histórico de sucesso do produto convencional. O potencial de exportação para esse tipo de café é promissor. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa que descreve e analisa a cadeia produtiva do café orgânico no Brasil dando subsídios para o aumento das exportações brasileiras. Foram realizadas entrevistas com agentes de todos os elos da cadeia, permitindo uma orientação dos aspectos relevantes do problema analisado. Partiu-se dos seguintes problemas de pesquisa: Como está organizada a cadeia produtiva de café orgânico no Brasil? Quais seus pontos fortes e fracos? Que melhorias podem ser implementadas para aumentar as exportações deste produto não commodity? Procurou-se analisar de forma crítica a cadeia produtiva do café orgânico visando identificar os pontos fortes e fracos com o intuito de impulsionar as exportações brasileiras, assim, parte-se do pressuposto que ao analisar tais questões será possível sugerir melhorias para o incremento das exportações brasileiras de café orgânico. Percebe-se o aumento do consumo de produtos orgânicos acompanhado de conscientização da população em relação a melhoria de qualidade de vida e da percepção da necessidade de diminuir a agressão ao meio-ambiente. A pesquisa permitiu conhecer os principais elos, identificar os pontos fortes e fracos, sugerir melhorias no processo para dar subsídios ao aumento das exportações brasileiras do produto.

SOBER 2006

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Luciel Oliveira

    Professor Universitário, Mestre e Doutor em Administração. Sócio da Método Pesquisas, Consultoria e Treinamento Ltda - Pesquisa de Mercado.
    Pesquisador do CNPq e Orientador, com interesse nas áreas de Administração da Produção e Operações, Logística, Qualidade e Produtividade, Gestão e Dinâmica de Cadeias Produtivas, Agronegócios, Desenvolvimento Sustentado, e Gestão do Conhecimento.
    Membro do GAIA - Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em organizações e sistemas cooperativos / Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, Campinas, SP. Estudos sobre Desenvolvimento sustentável de organizações com foco no capital intelectual: Viabilização em organizações brasileiras.
    Conferencista e articulista, em congressos e periódicos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior.
    Contato para palestras e colaboração em pesquisas: luciel@uol.com.br

    Exibir