voltar para Produção Acadêmica

Capital de Giro: Uma abordagem gerencial

Esse trabalho de conclusão do curso de bacharelado em administração de empresas do ano ano de 1990, buscou mostrar a importância do capital de giro para os tomadores de decisões no dia-a dia das empresas.

O processo de decisão em finanças é um tópico de estudo importante e que tem atraído o interesse de muitos acadêmicos e executivos. A importância da decisão financeira nas empresas pode ser demonstrada pelas posições hierárquicas ocupadas pelos profissionais com treinamento em finanças.

Os desenvolvimentos teóricos não foram uniformes em todas as áreas de tomada de decisão financeira. Infelizmente a área de administração de capital de giro, responsável por muitos insucessos empresariais, aparentemente não foi suficientemente tratada na literatura financeira.

Para a empresa, o capital de giro no sentido amplo representa o sangue que circula pelas várias fases do ciclo operacional. É o capital de giro que dá liquidez financeira à empresa, que limita sua potencialidade e aumentar o faturamento, A administração de capital de giro está intimamente ligada à todo o processo de geração de lucro da empresa.

Nesse trabalho, pretende-se formar uma visão da administração do capital de giro integrada na função maior da administração financeira. Na exposição, adota-se a abordagem integrada de administração financeira, realçando as inter-relações entre os componentes do capital de giro e seu efeito sobre os resultados globais da empresa.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Jheyisenn Zué-Ella

    Professor Universitário em Cursos de Pós-Graduação e Graduação nas áreas de Finanças, Economia e Gestão da Produção.


    Formado em Administração de Empresas pela USP, onde conclui também os créditos dos programas de Mestrado em Finanças e de Doutorado em Engenharia, é Mestre em Engenharia pela UFF do Rio de janeiro. Acumula uma experiência de 22 anos nos assuntos de gestâo operacional e financeira das organizações: avaliação dos resultados financeiros e operacionais, gestão de ativos financeiros e commodities no mercado de capitais, transação de produtos manufaturados, implantação e coordenação dos sistemas de otimização dos recursos.

    Experiências na implantação de sistemas de capacitação e coordenação de equipes, e colaboradores; e na gestão de projetos.

    Ocupou vários cargos administrativos chegando a ser Sócio-Diretor,de uma empresa de Conultoria Financeira e Jurídica. É Fluente nato no idioma Francês, e vem aperfeiçoando-se na fluência do idioma Inglês. Foi durante vários anos avaliador de artigos ciêntíficos de uma revista internacional de gestão administrativa e financeira.


    FORMAÇÃO ACADÊMICA

     Mestre em Engenharia, Sistema de gestão e finanças. UFF RJ (2009).

     Conclusão das Disciplinas de Doutorado em Engenharia , Poli USP (2006).

     Conclusão das Disciplinas de Mestrado em Administração - Finanças. FEA–USP (1993).

     Bacharel em Administração de Empresas – Finanças. FEA-USP (1990).


    FORMAÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO

     Gestão de Empresas e Terminais de Transporte. Escola Politécnica USP.
     Globalização e Concentração de Capital. Economia USP.
     Planejamento e Gestão da Qualidade. Escola Politécnica USP.
     Globalização nas Relações Internacionais. Ciências Políticas USP.
     Gestão da Produção de Petróleo no Mar. Escola Politécnica USP.
     Transferência de Tecnologia. FEA-USP.
     Administração do Capital de Giro. FEA-USP.
     Planejamento e Controle Financeiro. FEA-USP.

    Exibir