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Avaliação de Eficácia de Treinamento: o uso e a importância da avaliação do aprendizado para a aprendizagem organizacional

Este artigo analisa os resultados obtidos no processo de avaliação da eficácia de um treinamento de padronização, especificamente na etapa de avaliação do aprendizado, de acordo com sistema de avaliação de treinamento de Donald Kirkpatrick. A pesquisa realizada é do tipo descritiva, tendo como métodos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário estruturado, aplicado antes (pré-teste) e após o treinamento (pósteste). Foram obtidos os resultados do aprendizado de 31 empregados do setor operacional de uma empresa de saneamento, referente ao conteúdo ministrado no treinamento. O treinamento ocorreu em setembro de 2012, visando disseminar os conceitos e aplicações de um sistema de padronização de tarefas e procedimentos. Os resultados da pesquisa demonstram a importância da avaliação do aprendizado para identificação da assimilação e retenção dos conteúdos repassados no treinamento, além de servir de instrumento de feedback para instrutores e organização. Conclui-se que a avaliação da eficácia do treinamento, não se restringe somente à avaliação do aprendizado, e sim da composição dos quatro níveis propostos por Kirkpatric. A aplicação dos quatro níveis serve de instrumento norteador para o desenvolvimento do processo de aprendizagem organizacional.

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    Wilimar Ruas

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