voltar para Produção Acadêmica

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Desenvolvemos MENTORING ON-LINE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Realizamos orientação para pessoas e profissionais como Mentoring On-line. Envie e-mail sem compromisso para: sucessoconsultoria@yahoo.com.br

Abordaremos a seguir as relações entre empregado e trabalhador no ambiente de trabalho, que devido a sua grande permanência e contato social um local envolto em agressões e conflitos. O Assédio é a violência contra a moral dos trabalhadores onde exercem suas atividades laborativas e são práticas tão antigas quanto o próprio trabalho. Porém esta prática tornou-se mais intensa e também de maior gravidade e amplitude no contexto atual.

O assédio moral, já é um tema bastante debatido em caráter doutrinário ao longo dos últimos anos e coibidos na esfera da administração pública de diversos municípios e estados brasileiros. Assédio Moral é qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude....) por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Denival Reinaldo

    Denival Bitencourt Reinaldo é: Diretor da O Mentor Negócios Empresariais, Administrador CRA-MT 06880, Coach de Performance e Analyst Behavioral Assessment pelo IBC Instituto Brasileiro de Coaching, Mentoring Executive e Produtor Cultural pela Fundação Getúlio Vargas, Facilitador pelo Sebrae, Especialista em Gestão Organizacional e Comportamental, Credenciado SESI/Fiemt e ABAV no Estado do Mato Grosso.

    Exibir