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As Práticas da Gestão do Relacionamento em uma Empresa do Setor de Tecnologia em Eventos

Neste estudo de caso apresentaremos as práticas de relacionamento com clientes entre a empresa, que aqui chamaremos pelo nome fictício de X2, e seus colaboradores, notadamente nos aspectos relativos aos procedimentos e mecanismos de comunicação e interação com seus prospects, clientes e fornecedores e, claro, suas conseqüências na construção de relacionamentos comerciais lucrativos. Para este intento exploraremos os conceitos de Marketing de relacionamento e Orientação para o Mercado (OPM) em estratégias B2B.

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    Fábio Correia

    Mestre em Administração pela FGV, pós graduado em Gestão de Negócios (UCAM), pós graduado em Docência para o Ensino Superior (UCAM) e especialização em Marketing (ESPM-RJ). Graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Augusto Motta.

    Professor universitário da UNISUAM de disciplinas ligadas a área de Marketing e administração, atual Gestor da Presto Dati Tecnologia e Marketing.

    Pai de Caterina Barletta Cipolla, uma italianinha brazuca muito linda.

    Tem experiência na área de Gestão Empresarial e Gestão de Negócios, com ênfase em Marketing. Visão ampla, obtida na gestão de marketing, possui habilidade para pensar estrategicamente, gerenciar mudanças e, habilidade analítica para resolver problemas.

    Experiência na implementação de estratégias de marketing, na condução de unidades de negócios, gestão tecnológica, Branding e comunicação. Nos últimos anos tem enfrentado o desafio de gerir duas empresas de tecnologia (monitoramento veicular e desenvolvimento de sistemas Web) com todos os desafios impostos pela concorrência com grandes players, negociação B2B e gestão fiscal e de recursos humanos.

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