*/}

voltar para Produção Acadêmica

As organizações vistas pela sociedade: a ética da responsabilidade social

Este texto sobre administração trata das suas principais dimensões: como um ofício pessoal e como um instrumento de realização; como uma disciplina intelectual autônoma; como pessoas trabalhando sozinhas e juntas; como um órgão da sociedade que desempenha tarefas sociais vitais; e como uma função integrante e sintética num mundo complexo e mutante

Embora a maior parte de seus textos baseados nos postulados de Peter F. Drucker sejam direcionados a executivos e empresários, muitos deles são indicados em cursos de formação de pós-graduação. Este, foi especialmente estruturado para atender ao currículo dos cursos de formação. O artigo está dividido em seções. As primeiras discutem o que é a administração, como se originou e se desenvolveu, quais suas tarefas e funções, e qual a sua dimensão. Na sequência, é tratado o que é um administrador, o que ele ou ela faz, qual o trabalho que o distingue de outros profissionais. As seções intermediárias voltam-se para o que é administrado e indaga o que é uma empresa ou instituição, suas realidades e funções e o que deve ser feito para funcionar bem. As seções finais lidam com a organização e sua estrutura, enfoca pessoas e o seu trabalho, suas necessidades, aspirações, problemas e como torná-las eficazes e satisfeitas. Concluindo, considera-se a administração e a organização sob o ponto de vista externo – vistas pela sociedade e pela ética da responsabilidade social.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Cláudio Gama

    Cláudio Gama

    Analista Técnico em Gestão Governamental na função de Administrador no Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Estado da Casa Civil - SCC. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Municipal de Palhoça-SC. Curso de Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (concluído sem obtenção do título). Administrador formado pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. CRA-SC nº 24.673. Tecnólogo em Gestão Pública formado pela UFPR. CRA-PR nº 200.185 e CRA-SC nº 600.285. Técnico em Gestão Pública com ênfase em Administração Municipal formado pela UFPR.

    ExibirMinimizar
    CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.