voltar para Produção Acadêmica

Aprendizagem Organizacional nos Mega agrupamentos de escolas

O comportamento das organizações é o reflexo das ações e das interações dos diferentes agentes que as compõem. Integrando no seu seio as pessoas que, juntamente com a estrutura e a tecnologia fazem a sua própria essência, a organização, contudo, tem comportamento próprio. Também ela reage aos impactos que permanentemente lhe são dirigidos quer internamente, quer pelo ambiente. O presente projeto pretende debruçar-se sobre os efeitos produzidos nas organizações educativas que, em Portugal, estão a ser objeto de agregação e transformadas em Mega agrupamentos. Como reagem os seus atores a esta mudança (nomeadamente os seus órgãos de gestão), como se resolvem as tensões e conflitos que se desencadeiam entre estes atores e, sobretudo, como reage a própria organização para ultrapassar com sucesso os desafios que lhe são colocados, em simultâneo, de unidade e diversidade? Pensamos que na aprendizagem organizacional que se suporta na aprendizagem individual mas vai para além desta se desenha a resposta àquela questão. Uma organização que reconhece as suas tensões e conflitos mas que aprende a utilizá-los e a explorá-los em seu uso próprio de uma forma ética é, por ventura, uma organização que sabe adaptar-se e conviver com a mudança e que está preparada para ter sucesso no futuro.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Carlos Silva

    Exibir