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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E UNIVERSIDADE CORPORATIVA: INSTRUMENTOS DE UM MESMO CONSTRUTO

Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento do capital humano, analisando a forma tradicional de transmissão de conhecimentos e a adoção por empresas de uma nova práxis pedagógica com a constituição das Universidades Corporativas, caracterizada através de um processo ensino-aprendizagem mais consistente e de forma continuada.

Faculdade Anchieta


VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E UNIVERSIDADE CORPORATIVA: INSTRUMENTOS DE UM MESMO CONSTRUTO


São Bernardo do Campo - 2008


Faculdade Anchieta


VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO


APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E UNIVERSIDADE CORPORATIVA: INSTRUMENTOS DE UM MESMO CONSTRUTO


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de pós-graduação como pré-requisito para a obtenção do título de especialista em Didática do Ensino Superior sob a orientação do Prof. Ms. Valderlei Furtado Leite.

São Bernardo do Campo - 2008


VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO


APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E UNIVERSIDADE CORPORATIVA: INSTRUMENTOS DE UM MESMO CONSTRUTO


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de pós-graduação da Faculdade Anchieta, aprovado pela Banca Examinadora constituída pelos seguintes professores:

_________________________________________

Prof. Ms. Valderlei Furtado Leite

Orientador

_________________________________________

Profª. Drª. Cirlei Paiva

Faculdade Anchieta

__________________________________________

Prof.

Faculdade Anchieta


São Bernardo do Campo, ______ de _______________ de 2008.


Dedico este trabalho a minha esposa e filho porque, mesmo em um período marcado por um quadro de enfermidade, dor e impaciência, souberam retribuir continuamente com amor e carinho, transmitindo sempre um sopro de alegria e apoio.


Agradeço a professora Márcia Correa Silveira pela oportunidade de ampliação da capacitação dos professores da Faculdade Anchieta. Em especial agradeço ao professor Valderlei Furtado Leite pela capacidade em compartilhar os saberes, pela confiança e a autonomia concedida na elaboração dessa monografia. Agradeço também a todos os professores que contribuíram direta e indiretamente para o desenvolvimento desse trabalho.


"Um farol precisa estar estrategicamente colocado para que todos que naveguem naqueles ares e pelos mares possam ter a segurança da trajetória preservada e por ele guiados na direção da liberdade e da ousadia que uma viagem pode provocar. Farol que está sempre em guarda; imponente e seguro; presente, incansável e cotidianamente na vida de quem para ele se dispuser olhar. Assim a escola deveria funcionar." Professora Leila Maria Ramos


RESUMO


Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento do capital humano, analisando a forma tradicional de transmissão de conhecimentos e a adoção por empresas de uma nova práxis pedagógica com a constituição das Universidades Corporativas, caracterizada através de um processo ensino-aprendizagem mais consistente e de forma continuada. A aprendizagem organizacional, a gestão do conhecimento e a Universidade Corporativa constituem instrumentos gerenciais interdependentes de um mesmo construto. Esses instrumentos de gestão, suas características e aplicações no campo empresarial complementam-se em um contexto mais amplo de gestão organizacional. As profundas alterações no mundo empresarial vêm, concomitantemente, acompanhadas por uma intensa modificação nas atividades empresariais voltadas a aprendizagem organizacional, destinando maior atenção e investimentos por parte de empresários nesse sentido. Para os profissionais envolvidos no processo de ensino corporativo, o processo de aprendizagem organizacional vem sendo aprimorado a cada dia com a aplicação de inúmeras ações e são apresentadas como instrumentos para ampliar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas nas empresas, tornando-as mais eficientes e eficazes. Dessa forma procura-se demonstrar as regras de convivência, a inter-relação das várias áreas do conhecimento, à influência e a mediação da empresa no envolvimento dos vários setores num todo organizacional, propiciando uma aprendizagem transformacional.


Palavras-chave: Universidades Corporativas, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, mediação, participação.


ABSTRACT


This paper presents an inquiry on the development of the human capital, analyzing the traditional form of transmission of knowledge and the adoption by companies of new pedagogical praxis with the constitution of the Corporative Universities, characterized through a process more consistent teach-learning and of continued form. The organizational learning, the knowledge management and the Corporative University constitute interdependent management instruments of one exactly construct. These instruments of management, its characteristics and applications in the enterprise field are complemented in an ampler context of organizational management. The deep alterations in the enterprise world come, concomitantly, followed by an intense modification in the enterprise activities directed to the organizational learning, destining more attention and investments by the entrepreneurs in this direction. To the professionals involving in the process of corporative education, the process of organizational learning comes being improved day by day with the application of innumerable actions and is presented as instruments to extend and to perfect practical the pedagogical ones in the companies, become them more efficient. Of this form it shows for to demonstrate the coexist rules, the interrelation of the some areas of the knowledge, to the influence and the mediation of the company in the evolvements of the some sectors in one all organizational, propitiating a transformational learning.


Key-words: Corporative Universities, organizational learning, knowledge management, mediation, participation.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES


Figura 1: Processos de gestão de pessoas 80

Figura 2: Alinhamento entre estratégias e pessoas 82

Figura 3: Modelo de múltiplos papéis na Administração de Recursos Humanos 83

Figura 4: Construção da visão estratégica 88

Figura 5: Os comportamentos de sucesso do parceiro estratégico 93

Figura 6: Gestão compartilhada de carreira 98

Figura 7: Processos de transformação e criação do conhecimento 109


LISTA DE QUADROS


Quadro 1: Matriz de competências e habilidades 64

Quadro 2: Comparação de Estratégias de RH com Estratégias Empresariais 89

Quadro 3: O planejamento Integrado 90

Quadro 4: Os custos de reposição em função da rotatividade 92

Quadro 5: Estratégias de competências essenciais 95

Quadro 6: Estratégia tradicional em treinamento e a estratégia competitiva 130


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 12

1 A PEDAGOGIA EMPRESARIAL 18

1.1 A pedagogia e o campo de atuação 18

1.1.1 O processo educativo 21

1.1.2 A educação 23

1.1.3 A competitividade das empresas e nações 25

1.1.4 A pedagogia empresarial 28

1.2 O papel do pedagogo empresarial 28

1.2.1 Projetos pedagógicos 30

1.2.2 Líderes e liderados 33

1.2.3

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    Valdec Branco

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