voltar para Produção Acadêmica

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E PERFORMANCE DE GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS*

Duas hipóteses, abordando as principais variáveis da administração estratégica e o impacto na performance das empresas, são testadas neste trabalho. A amostra considera 123 entre as 500 maiores empresas privadas brasileiras, definidas pelo valor das vendas de acordo com a Revista EXAME Maiores e Melhores. Os dados sobre administração estratégica foram coletados por meio de questionário enviado pelo correio. O trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica do tema, e, sobretudo, operacionaliza as características dos macroambiente, ambiente industrial, recursos competitivos baseados na cadeia de valores, objetivos organizacionais e estratégias empresariais. Estatística descritiva, análise fatorial e correlação de Pearson são utilizados visando testar as hipóteses propostas. Evidencia-se que as grandes empresas privadas que operam no Brasil, apresentam um modelo de administração estratégica, no qual emergem correlações significativas entre algumas de suas principais variáveis, e que a rentabilidade da empresa, mas não o crescimento das vendas, está associada significativamente com a estratégia competitiva de recuperação.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Walter Moraes

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975) e doutorado em Management Sciences - University Of Manchester Institute Of Science And Techonology (1988). Atuou como Direitor Científico da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (2005-2008) e Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (2006-2009). Atualmente é Professor Titular do Curso de Administração da Univesidade Federal de PernambucoTem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial.

    Exibir