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administração da força de vendas

O cenário atual brasileiro aponta para a necessidade das organizações construírem uma gestão eficaz, além de manterem acesos o compromisso e a paixão que as movem. Assim, o presente trabalho abordará o tema Etapas do Planejamento de vendas

No passado, quando as empresas estabeleciam as metas de vendas, consideravam o que tinham vendido no período anterior e, indagando os clientes sobre quais seriam suas compras futuras, estabeleciam quais seriam as quantidades produzidas. Outra opção era utilizar a taxa de crescimento das vendas do ano anterior.

Nos dias de hoje, com menor diferenciação entre os produtos e maiores pressões dos clientes e da concorrência, o trabalho de vendas torna-se cada vez mais difícil e complexo. Independentemente do tamanho e do ramo de atividade do negócio, é preciso ser mais profissional e criativo para ter a preferência dos compradores.

Um dos aspectos importantes, principalmente nos negócios que atuam no varejo, é a atenção com a equipede vendas e com o atendimento aos clientes. As empresas brasileiras precisam de grandes vendedores, com perfil e capacidade para conquistar e manter o cliente. Mesmo sendo hoje as vendas mais técnicas e especializadas,o bom vendedor não deve perder o espírito empreendedor e desafiador.

gerenciar a execução do plano de vndas de forma permanente, além de garantir o sucesso das vendas e de seu negócio, permite desenvolver ou evoluir os sistema de controle elaborados para o monitoramento das metas e quotas estabelecidas.

Planejar de forma sistemática e permanente contribui para o sucesso das vendas do negócio na medida em que permite desenvolver instrumentos para o monitoramento das metas e quotas estabelecidas.

É importante perceber que a função de vendas tem um papel fundamental para o empresário, pois se trata do cartão de visitas da empresa. O empresário deve sempre se perguntar: Como está minha equipe de vendas, ela foi bem planejada? Todos estão trabalhando para a satisfação do cliente? Será que meus vendedores sabem como o cliente gostaria de ser atendido? Indagacões com estas estao sempre fluindo no mundo empresarial.

O significado de Planejar;" é um ato de respeito com todas as pessoas que dependem de nós para atingir os objetivos pré-determinados e almejados". Esta é uma frase que estipula a todo Gerente de Vendas qual é a sua responsabilidade sobre a empresa e a equipe comercial. Sem objetivos e metas claras é muito difícil chegar ao resultado.

Dizemos que um bom planejamento é o que se inicia sempre examinando e levando em conta as influências do ambiente externo, para o qual estabelecemos premissas, que deverão ser monitoradas, identificamos o potencial do mercado através de pesquisas de intenção de compra, e que a partir dessas respostas e dados colhidos no mercado podemos examinar o comportamento histórico da empresa, e também poderemos estimar tendências. Só depois dessas duas analises poderemos estipular e fixar os objetivos. Esse passo é fundamental para dar credibilidade e consistência ao planejamento. Um bom Planejamento e administração das vendas, na empresa tem grandes oportunidades no mercado varejista.

Comentários

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    Sintia Monteiro


    "Quando nos deparamos com os diversos pensares no mundo pessoas de diversos niveis sociais e intelectuais e que realmente conseguimos ter uma visão melhor das nossas próprias opniões e nas diversas formas que pensamos sempre vamos encontrar uma justificativa para cada ponto de vista para cada caso para cada sutiação são pontos de vistas divergentes em pensamentos multiplos no mundo ,e que dependendo da categoria que for julgar o situação para cada um terá uma resposta diferente ou seja se for julgar moralmente, eticamente ou ultilitariamente.


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