voltar para Produção Acadêmica

A Utilização do Comércio Eletrônico como Estratégia de Marketing de Varejo

RESUMO: A necessidade pela busca constante de informações fez os povos se diferenciarem
por meio dos conhecimentos que foram adquiridos e pelas características físicas e climáticas dos
territórios habitados. Assim, surgiu a Era da Informação, advento que deu origem à Nova
Economia, ou seja, à produção de bens de consumo baseada na implementação de tecnologias e
na propagação do conhecimento, que fez com que, após a Revolução Industrial, marco crucial
para o desenvolvimento da economia mundial, a tecnologia assumisse um papel importante,
alterando o relacionamento entre as pessoas, sobretudo, na maneira de fazer negócios. Desta
forma, o emprego do comércio eletrônico a partir da Internet, fez com que os varejistas
repensassem a forma como gerenciavam e se relacionavam com seus fornecedores, concorrentes,
mas, principalmente, clientes e consumidores. Logo, este artigo baseado em referências
bibliográficas tem como objetivo analisar a utilização do comércio eletrônico como estratégia de
marketing de varejo. Identificando as principais mudanças nas características do mercado
brasileiro e conhecendo as mudanças ocasionadas no varejo de alimentos, após a introdução do
comércio eletrônico no país, foram ressaltados os aspectos principais que fizeram com que a
adesão ou não, a esta estratégia, viesse, ao mesmo tempo, eliminar empresas do mercado, assim
como fazer novas empresas surgirem, aproveitando as oportunidades existentes neste processo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Priscila Priscila

    Sou uma pessoa alegre, comunicativa, determinada e que gosta de fazer novas amizades e adquirir novos conhecimentos a todo instante.

    Exibir