A Relevância do Endomarketing na Biblioteca

Enfatiza a relevância do Endomarketing aplicado dentro da Biblioteca.

ENDOMARKETING APLICADO NA BIBLIOTECA


O Marketing é uma ferramenta imprescindível em todas as áreas de uma organização, melhorando consideravelmente os produtos e serviços oferecidos. Mas o que é Endomarketing? É o marketing voltado para dentro, ou seja, é o marketing cujo foco é o cliente interno ou público interno da organização.

Os colaboradores são os primeiros clientes de uma organização e o bem (capital humano) mais valioso, ou seja, são peças essenciais no sucesso ou fracasso da organização, então é fundamental valorizar e encantar primeiro o público interno para depois conquistar o público externo.

Para Bekin (1995,p.34) Endomarketing realizar ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre os seus funcionários e departamentos aqueles valores destinados a servir o cliente.

As bibliotecas para satisfazerem seus usuários utilizam a ferramenta do marketing fazendo pesquisa de levantamento do nível de satisfação dos usuários da biblioteca com o objetivo de identificar, satisfazer e antecipar as necessidades, verificando quais os produtos e serviços a mesma pode disponibilizar para agradar a todos, mas para conquistar êxito nesse plano de marketing externo é preciso também desenvolver o marketing interno, com o propósito de identificar as percepções e expectativas dos colaboradores com relação à biblioteca.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Silma Gois

    Formada em Administração com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas

    Exibir