voltar para Produção Acadêmica

A profissionalização de empresas familiares

OS PROCESSOS DE MUDANÇA NA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE SUA ADMINISTRAÇÃO

Introdução

Diante de um mercado globalizado e competitivo, algumas empresas estão perdendo seu espaço devido a falta de estratégias claramente definidas e modelos de gestão ultrapassados. Essas empresas geralmente têm uma administração centralizada e com pouca participação de seus colaboradores e em sua maioria são empresas com administração familiar.

Esse tipo de administração, se não for muito bem definida e imparcial, acaba minando as oportunidades de desenvolvimento da empresa, pois todas as decisões importantes e estratégicas são tomadas apenas pela alta direção, deixando de lado, em muitos casos, grandes ideias e projetos dos colaboradores da empresa.

Muitas empresas desse tipo já sentiram a necessidade de uma mudança na forma de administrar e estão profissionalizando sua administração, levando em consideração aspectos físicos, tecnológicos e de gestão de pessoas. Um dos impactos mais expressivos dessas mudanças no ambiente, por parte das organizações, é o aumento do nível de qualificação e de conhecimentos exigido dos profissionais, pois com a profissionalização da administração há uma necessidade de contratar novos gestores e diretores devidamente preparados, pois estes ocuparão cargos de fundamental estratégia dentro da empresa.

Contudo, o processo mais lento e talvez mais importante esteja relacionado aos colaboradores, de todos os níveis, pois se trata da cultura da organização. Quando se muda o modelo de gestão muda-se também a cultura organizacional da empresa. Esse processo de mudança exige uma atenção maior da diretoria, pois se o processo de mudança não for bem trabalhado, com objetivos claros, todo esse projeto de mudança acaba não se aplicando e com isso a empresa pode ter danos irreparáveis.

Justificativa e Relevância

Este tema foi definido como objeto de pesquisa, devido a poucos estudos específicos sobre o assunto. Devido a sua relevância cada vez maior nos dias de hoje, os autores decidiram realizar um estudo sobre os pontos fundamentais e estratégicos do processo de transformação que ocorre dentro das organizações.

Objetivos

Objetivos Gerais

Comprovar a importância das pessoas como parte estratégica em um processo de profissionalização de uma empresa familiar.

Objetivos Específicos

a-) Verificar qual a melhor maneira de se aplicar uma mudança de cultura em uma organização;

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Jorge Marques

    Administrador de Empresas

    Exibir