A pesquisa de marketing no contexto da Economia Criativa

Surge um novo ramo econômico, que tem como base a criatividade, para isso as organizações buscam constantemente investir em diversos tipos de pesquisa para estar à frente da concorrência

A economia criativa e seu alcance vêm sendo reconhecidas pelo mundo há mais de dez anos!

O conceito utilizado pelo Instituto de Economia Criativa no Brasil, para definir as atividades que estão sob o conceito criativo, vão além do modelo de outros países (como o britânico, por exemplo).

"Na nossa visão, o que inclui uma empresa na economia criativa é a sua capacidade de se organizar de maneira a inovar, ou seja, o modo como desenha os processos, o modelo de negócios, como desenvolve os talentos etc", afirma Adolfo Melito, presidente do Instituto de Economia Criativa no Brasil.

O Ministério da Cultura brasileiro criou um setor específico para o tema, seu objetivo geral é de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor,
inclusive sobre o seu impacto na dinâmica social e econômica do País, favorecendo debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudos e pesquisas que envolva, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural.

Frequentemente os profissionais de marketing encomendam pesquisas para identificar problemas ou oportunidades através de diversas ferramentas como, por exemplo: pesquisas de mercado, testes de preferência de produto, satisfação de clientes, previsão de vendas ou para avaliar uma propaganda.

A partir das informações citadas anteriormente, pode-se identificar que a pesquisa de marketing, está inserida no contexto da Economia Criativa, caso façamos uma análise dos objetivos específicos estabelecidos pelo seu setor no Ministério da Cultura, onde podemos ter certeza dessa afirmação, tendo em vista que “A pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa”. (KOTLER, KELLER, 2006).

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Davi Alves

    Exibir