voltar para Produção Acadêmica

A natureza do planejamento e desempenho empresarial

As organizações estão inseridas no ambiente econômico e empresarial e sujeitas às regras do mercado e da sociedade. Navegam em águas que podem ser perigosas caso não haja uma gestão empresarial atenta aos aspectos inerentes ao processo de tomada de decisão no dia a dia.

Ser eficiente nos impõe uma obrigação e há que se promover adaptações às circunstâncias ao meio ambiente em que vivemos e onde as organizações estão situadas. Ser eficaz é muito mais desafiador e, por isso, a eficácia tem sido a busca constante em conciliar os interesses, os recursos e as técnicas de gestão das organizações, pretendendo direcionar para aquilo que possa melhorar a qualidade das organizações e por conseqüência das pessoas inseridas no contexto social.

O reconhecimento pela efetividade das ações organizacionais depende muito das pessoas estarem presentes de corpo, mente e alma, ou seja, serem efetivas. Essa presença traduz-se na obrigação de desempenhar um papel cada vez mais integrado na sociedade, através das organizações, que são geridas por pessoas, de alguma forma e com alguma autoridade ou poder, ou seja, que aglutinam as pessoas para trabalharem e atuarem como seres sociais que buscam a força na corporação, no trabalho em equipe.
As organizações são o instrumento através do qual as pessoas podem atingir seus objetivos, sejam eles de atender as necessidades básicas ou de reconhecimento, já que todos são agentes integrantes dessa sociedade.
Quase todas as falhas das organizações são mais perdoáveis do que os métodos que utilizam para ocultá-las. Conhecer e evitar os erros cometidos pelas outras e seguir os bons exemplos pode ser um caminho para o alto desempenho e a efetividade.
------------------------------------------------------------------------------
Para conhecer na íntegra o artigo, faça download pdf --->

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Jose Panegalli

    Mestrado em Administração Gestão Estratégica das Organizações pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). Especialização em Finanças e Engenharia da Produção pela UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (1980-1981). Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária de Chapecó (1977, 1979) Atualmente é diretor da empresa Pace Assessoria e Projetos Corporativos e Diretor do IEDUCORP - Instituto de Educação e Consultoria Corporativa. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade e Controladoria, com ênfase em Serviços de Assessoria em Projetos Empresariais, atuando principalmente nos temas: gestão estratégica, gestão financeira, planejamento e controle financeiro e orçamentário empresarial, diagnóstico, planejamento e gestão empresarial no processo denominado PaceFacilitador (de sua autoria), ampliação negócios, viabilidade negócio. Também exerce atividades de Perito Contador na área Cível/Financeira/Empresarial/Societária.

    "Sou liberal, porque a palavra liberdade é a mais bonita que conheço". By Mario Vargas Llosa, escritor Peruano, Prêmio Nobel de Literatura.

    Exibir