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A mudança estratégica organizacional e seus impactos na gestão da geração Y: Um estudo de caso em uma multinacional varejista com filial no estado de São Paulo

O grande desafio das organizações é gerir todas as mudanças necessárias e garantir que o clima organizacional seja positivo, engajando todo o capital humano da empresa e alcançando a retenção de talentos com a finalidade de atingir suas metas. Na atualidade a gestão de pessoas enfrenta outra questão: gerenciar a Geração Y de forma a atender suas expectativas e as necessidades das empresas. O presente trabalho investigou por meio de um estudo de caso exploratório qualitativo quais os impactos da mudança estratégica organizacional na gestão da Geração Y, com objetivo de avaliar quais os desafios a gestão de pessoas enfrenta na implementação da mudança da estratégia organizacional com a Geração Y. Analisando através da empresa estudada qual o comportamento das pessoas dessa geração e o processo adotado na implementação dessa estratégia. A definição de geração mais aceita na literatura vigente é de que trata-se de um grupo de pessoas da mesma idade e classe social que viveram eventos críticos que influenciam nos valores dessas pessoas, delimitando a geração Y no Brasil aos nascidos depois 1980. Por eventos críticos entende-se acontecimentos históricos, econômicos, sociais e políticos de abrangência local ou global. A mudança de estratégia organizacional deve ocorrer levando em consideração o clima e a cultura organizacional para a gestão de pessoas e assim moldarem o comportamento organizacional. Foi fundamentado nestas definições da literatura que a pesquisa foi realizada através de entrevista com a 8 jovens profissionais que atuam ou atuaram na empresa objeto deste estudo durante o período da implementação da mudança de estratégia organizacional e que atendesse aos critérios da Geração Y definidas neste trabalho. As análises dos resultados foram realizadas através de levantamento de perfil dos entrevistados e levantamento de alguns aspectos frequentes nas respostas, além de a observação da autora. Concluiu-se que entender quais os valores motivam a Geração Y, assim como uma cultura organizacional flexível que vá de encontro com os anseios desta geração, tal como a rápida comunicação com as informações sobre a mudança são fundamental para o engajamento desses jovens.

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    Joelma Tigre

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