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A Mercadologia e as Estratégias de Marketing: Convencionais e Modernas

O presente artigo se propõe a fazer um breve histórico da definição do marketing, expor o composto mercadológico tradicional, 4P´s, e explanar algumas estratégias modernas que permitem as empresas buscarem diferenciação diante seus concorrentes.

1. Introdução

Formulado na década de 60 por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960), o composto de marketing chamado de 4P´s ou mix de marketing, representado por: PRODUTO, PREÇO, PRAÇA e PROMOÇÃO, têm sido vastamente usados por educadores e profissionais da área, porém no mundo moderno dos negócios se percebe que ele caminha para virá uma commodity entre as empresas, ou seja, o composto de marketing aos poucos vem deixando de ser um diferencial competitivo para ser um item básico em uma empresa que deseja permanecer no mercado.

Este fenômeno vem ocorrendo devido às facilidades, como por exemplo: acesso as informações das características de um produto, ao crédito, a tecnologia e internet, que o consumidor encontra ao desejar adquirir um determinado produto. Segundo Waterschoot e Bulte (1992), os 4P´s são estratégias básicas nas empresas e a sua utilização não gera valor na percepção dos clientes.

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    Aurietonio Bulhões

    Sou um pai que procurar ensinar, pelo exemplo, meu filho a ser um cidadão ciente de seus direitos e deveres.

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