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A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PRCESSO DE RETENÇÃO DE TALENTOS: O caso do SEBRAE Paraíba

O capital humano, considerado como um ativo intangível, mas previsível é o grande responsável pela sobrevivência das organizações que desejam continuarem competitivas. A retenção deste capital humano é o principal desafio dos gestores que, com a nova abordagem da gestão estratégica de pessoas, desenvolvem atividades de fidelização desses talentos e conseguem alavancar resultados individuais e organizacionais. O objetivo geral da pesquisa é analisar a influência da cultura organizacional no processo de retenção dos talentos presentes no SEBRAE PB e os objetivos específicos são delinear o perfil dos talentos presentes na empresa; verificar os valores e outros elementos requeridos aos talentos pela empresa; identificar as competências requeridas pela empresa para a garantia da empregabilidade dos colaboradores internos; especificar os mecanismos atuais utilizados pelo SEBRAE PB para a prática de retenção de seus talentos. Sua fundamentação teórica aborda aspectos relacionados com cultura organizacional, gestão estratégica de recursos humanos e práticas de retenção de talentos. A pesquisa de abordagem quanti-qualitativa pode ser definida como descritiva exploratória, bibliográfica e estudo de caso. Foi utilizado um questionário composto por questões fechadas aplicado aos colaboradores e gestores de unidades de SEBRAE PB. Os resultados do estudo afirmam que os colaboradores do SEBRAE PB são profissionais maduros, apresentam um excelente grau de instrução acadêmica, desenvolvem atividades com base em princípios éticos e tendem a ser proativos. A pesquisa revelou também que os elementos que compõem a cultura organizacional – normas, processo decisório, estilo de liderança, clima organizacional e outros - influenciam o comportamento e a consequente permanência dos colaboradores na empresa, bem como apresentou um nível de satisfação dos colaboradores quanto às práticas de retenção de talentos utilizadas pela empresa.

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    Dayana Soares

    Pós graduada em Gestão de Pessoas pela Estratego João Pessoa (2014) e graduada em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê (2009). Atualmente cursa segunda Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Especialização em Gestão Bancária pela Unileya. Atualmente desempenha atividades como Assistente na área de Gestão de Pessoas de uma grande Instituição Financeira. Antes disso, atuou como Assistente de Negócios em uma gência bancária, realizando atendimento a Pessoas Jurídicas, prospecção de novos clientes, operações de crédito e produtos e serviços bancários. Possui Certificação Profissional ANBIMA - Série 20, bem como atua como professora em cursos preparatórios para a Certificação Profissional ANBIMA (CPA 10 e CPA 20) e para concursos públicos da área bancária, ministrando aulas de Conhecimentos Bancários, Atendimento e Atualidades do Mercado Financeiro.

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