voltar para Produção Acadêmica

A Importância do Estudo do Empreendedorismo nas instituições de ensino superior

Podemos definir empreendedor aquele que faz o intermédio entre o fornecedor e o mercado, ou ainda segundo definições de alguns especialistas como aquele que cria algo, faz acontecer, um aprendizado pessoal impulsionado pela criatividade. Este profissional é inestimável para o desenvolvimento da sociedade como um todo. E só é possível o aumento destes profissionais através do ensino do empreendedorismo nas universidades. Atualmente o ensino do empreendedorismo vem crescendo exponencialmente no Brasil, não somente em faculdades de administração, mas também em outras áreas acadêmicas. Fica claro no estudo que o empreendedorismo é de inestimável importância para a criação de novas empresas para impulsionar o crescimento sustentável. Especialmente o empreendedorismo tecnológico, pois este leva à criação de empresas inovadoras que têm sido o fator motivador por trás das economias mais forte do mundo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Gustavo Braga

    Estudante de MBA em Logística pela Univiçosa, sedeada em Viçosa - MG, Brasil.
    Estudante não-vinculado da Universidade Federal de Viçosa - UFV, do programa de Mestrado em Administração Pública.
    Aperfeiçoamento em Administração Estratégica.Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, UNIVIÇOSA, Brasil
    Extensão em EAD Docência. pela Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ, Rio De Janeiro, Brasil.

    Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPAC / Visconde do Rio Branco-MG, 2008.

    Prestou monitoria na área de exatas da UNIPAC-VRB campus IV.

    Trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Realizando a supervisão e coordenação dos censos 2007 na cidade de São Geraldo - MG.

    Participou das VII, VIII e IX semana acadêmica e auxiliou no empreendimento da X semana acadêmica da UNIPAC – Campus IV - Visconde do Rio Branco - MG.

    Realizou os cursos promovidos pela Fundação Bradesco: Matemática Financeira (uso da HP 12C); Contabilidade Empresarial e Análise de Balanços; Comunicação Escrita; Introdução à Informática; MS Windows XP; Microsoft Excel 2003; Microsoft PowerPoint 2000; Microsoft Word 2003; Microsoft Access 2003; HTML; WebDesign.

    Realizou o curso promovidos pelo Next Generetion Center - Intel: Voip (Voz por IP).

    Realizou os cursos e palestras promovidos pelo SEBRAE: Aprender a Empreender; Análise e Planejamento Financeiro; Como Vender Mais e Melhor; D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios; Palestra Gerencial – A empresa e os novos tempos.

    Realizou o mini-curso "O uso da HP12C e a planilia eletrônica no plano de negócios". A palestra "Como Falar em publico". A palestra "O Mundo dos nogócios: Um relato de experiência internacional". A visita técnica à Arcelor-Mittal Juiz de Fora. Todos promovidos pela UNIPAC - VRB.

    Cursando o Curso tecnico em instrumento e concluiu o ensino complementar de música pelo Conservatório Estadual de Música “Prof. Theodolindo José. Soares”, em Visconde do Rio Branco / MG.

    E-mail: gustavobraga17@gmail.com

    Exibir