voltar para Produção Acadêmica

A importância da simulação em logística no cotidiano: Análise do processo de abastecimento e pagamento em um posto de combustíveis

Um dos principais problemas enfrentados, nos dias atuais, pelas empresas, sejam as de produção de bens ou as prestadoras de serviços, são os gargalos produtivos e a formação de filas. Estas filas ou gargalos geralmente ocorrem devido à má organização dos empreendimentos, distribuição dos serviços de forma inadequada ou layouts deficientes. Logo, a Simulação em Logística objetiva, com o uso de softwares, propor melhorias nos layouts e nas estruturas dos processos. Assim, este artigo tem como meta avaliar os benefícios de tal simulação, utilizando-se para isso o software ARENA para qualificar o atendimento em um Posto de Combustível, bem como auxiliar na tomada de decisões estratégicas da empresa em questão. Para tal, propôs-se um estudo de caso em uma empresa do ramo acima citada, localizada na cidade de Jaú-SP. Inicialmente foram feitas observações e tabulações da situação atual da empresa e, em seguida, após a análise do modelo atual e do modelo proposto depois da simulação (com o intuito de avaliar as diferenças), foram mostrados os principais benefícios da utilização do software ARENA em simulações em logística.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Carlos Salvador

    Tecnólogo em Logística. Graduando pela Faculdade de Tecnologia de Jaú. Vários cursos de formação continuada. Mais de 10 anos atuando como coordenador de produção e analista de produção desde meados do ano 2000. Inglês nível avançado. Básico em espanhol (estudando espanhol e italiano). Disponibilidade de mudança de cidade.
    Atuando como multiplicador e facilitador nas empresas dos programas 5S e ISO. Voluntário em uma instituição religiosa como suporte nos estudos da grade curricular do ensino fundamental e médio.

    Exibir