voltar para Produção Acadêmica

A Importância da Adoção de Critério Seletivos para Contratação de Pessoas por meio de Concurso Público ou Função de Confiança: Um estudo de caso na Prefeitura Municipal de São Carlos

À medida que adentramos no século XXI, cada vez mais mudanças no cenário mundial acontecem em uma velocidade inimaginável, onde um dos maiores desafios para sociedade tem sido encontrar a pessoa certa para o lugar certo, considerando que cada pessoa possui um tipo de perfil, talento e competências. Diante dos fatos, a importância da adoção de critérios seletivos se dá, pois atualmente as pessoas certas não se encontrarem nos lugares certos, gerando desmotivação, além de gastos com treinamento e formação, além da baixa qualidade na prestação dos serviços. Assim, o presente trabalho, tem por objetivo destacar a importância da adoção de critérios seletivos para contratação e alocação de pessoas, de forma que garanta as pessoas certas nos lugares certos. Para identificar isso, a pesquisa se caracteriza inicialmente como pesquisa descritiva, sendo comprovada através de observação do campo de estudo, e também através das inúmeras reportagens exibidas pelos veículos de comunicação a respeito do tema, em segundo momento caracteriza-se como pesquisa aplicada com o objetivo de destacar a importância da adoção de critérios seletivosno momento da admissão, visando garantir as pessoas certas nos lugares certos. Os resultados mostram que não existem critérios sérios e claros, principalmente nas funções voltadas a liderança de pessoas, onde a pouca qualificação, a falta de conhecimento técnico, geram inúmeros problemas funcionais,vindo assim a responder o problema da pesquisa.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Luciana Ferreira

    Luciana C. Ferreira É fundadora e presidente da Elemento RH e Canal de Talentos. Graduada em administração de empresas, pos graduada em gestão pública e gestão de pessoas. É professora convidada nos cursos de Pós graduação, é Orientadora de TCC e participa da banca examinadora do Centro Universitário de Araraquara/UNIARA. Possui 13 anos de experiência na área de Gestão de pessoas, atuando com treinamentos em diversas áreas. É participante do grupo de estudos promovido pela ABRH/SP.

    Exibir