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A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING COMO FERRAMENTA DE AUMENTO DA COMPETITIVIDADE EM TERMINAIS MARÍTIMOS DE PASSAGEIROS: O CASO DA PORTO DO RECIFE S.A.

A idéia de transformar a maioria dos portos urbanos em espaços reestruturados e revitalizados, para que os turistas sejam recebidos de forma mais agradável, fez com que, a Porto do Recife S.A., elaborasse um projeto de requalificação do Terminal Marítimo de Passageiros do Recife. Diferentes perfis econômicos cruzam os berços de atracação do Porto do Recife, tomando como destino Fernando de Noronha, Salvador, Natal, Fortaleza e demais cidades brasileiras. O presente artigo teve como objetivo verificar a eficiência na implementação da estratégia de marketing como ferramenta de aumento da competitividade em terminais marítimos de passageiros, desenvolvendo assim, um estudo de caso. Quanto aos fins, foi uma pesquisa descritiva, explicativa e aplicada. Quanto aos meios foi uma pesquisa de campo, documental, bibliográfica e um estudo de caso. Como suporte à análise documental, buscou-se através da literatura abordar os conceitos do composto de marketing, ressaltando a importância dos 4 Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto-de-venda) e promoção. Visando o aumento da competitividade com outros terminais marítimos de passageiros, ficou constatado, através desta análise, que a empresa utilizou as ferramentas do composto de marketing de forma satisfatória, necessitando ser melhoradas à luz dos conceitos que referenciaram este artigo.

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    Carlos Júnior

    Administrador. Formado pela Faculdade Maurício de Nassau, Recife - PE, em 2009. Tem experiência em diversas empresas do setor público e privado nas áreas administrativa, financeira, logística, operações e segurança portuária com ênfase no ISPSCode.

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