voltar para Produção Acadêmica

A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR

Considerando as grandes transformações pela qual vem passando as instituições de ensino superior, com alterações substanciais em seus ambientes sociais, organizacionais e culturais, esta monografia tem por objetivo promover uma reflexão sobre esses novos desafios que esse cenário apresenta, pois vivemos a era do conhecimento baseada na multidiversidade de informações e constantes atualizações tecnológicas. Isso tem trazido incertezas sobre os padrões de ensino anteriormente estabelecidos, é nesse ponto que vamos baseara este trabalho. Segundo Morin (2011), O inesperado surpreende-nos. É que nos instalamos de maneira segura em nossas teorias e idéias, e estas não tem estrutura para acolher o novo. Entretanto, o novo brota sem parar. Não podemos jamais prever como apresentará, mas deve-se esperar sua chegada. Nosso Sistema Educativo de formação docente universitária deu prioridade às dimensões cognitivas, às relacionadas com o conhecimento e deixou de lado as dimensões afetivas é por isto necessário atuar de maneira congruente com as finalidades da educação. Os docentes precisam desenvolver as capacidades de aprendizagem da relação, da convivência, da cultura, do contexto e da interação em grupo com a comunidade que envolve a educação, pois ser um professor significará participar na emancipação das pessoas.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Sidnei Silva

    Profissional com 30 anos de experiência na área administrativa generalista com grande habilidade em tomada de decisão, vivência em processos de mudanças culturais. Experiência na coordenação, planejamento e controle das atividades de diversas áreas, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos, estruturação e racionalização, tendo em vista os objetivos da organização. Experiência no desenvolvimento de estratégias de mercado, auxiliando na definição, análise e cumprimento de metas. Gestão de implementação de planos de carreira e programas de benefícios, além de atuar na seleção e admissão de colaboradores. Vivência elaboração de plano orçamentário, estudo de viabilidade financeira, controle de custos e receitas. Participação na criação de estratégias de publicidade e marketing, promovendo a venda dos produtos e serviços. . Docente Universitário da Universidade Anhanguera e Palestrante na área de Administração.

    Exibir