voltar para Produção Acadêmica

A DINÂMICA DE GRUPO UTILIZADA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CURSO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE

O presente trabalho objetivou apresentar a utilização da dinâmica de grupo como forma de auferir conhecimento em alunos do ensino superior. A capacidade de inovar e desenvolver tem se tornado um componente chave para a sobrevivência e atualização. Hoje é cada vez mais importante a flexibilidade, as habilidades para se posicionar em situações ambíguas, encontrar soluções eficazes e criativas passar a ser uma das preocupações centrais de professores, educandos e alunos em todo o mundo. As modificações tecnológicas e as acrescentes mudanças precisam de profissionais, professores e alunos que se ajustem com a sucessão de modismos e alterações de ambientes, a utilização de estratégias para minimizar os conflitos torna-se cada dia mais comum. O fato é que o mundo hoje é caracterizado por inovações, mudanças e turbulência, e também por um crescente grau de interdependência e complexidade que exigem mudanças de comportamento e adaptações. Dentro desse contexto, as estratégias, métodos e técnicas que auxiliam o aprendizados e a troca de experiência, é cada vez mais freqüente. A dinâmica é a atividade que leva o grupo a uma movimentação, a um trabalho em que se perceba como cada pessoa se comporta em grupo, como é a comunicação, o nível de iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o nível de frustração, se aceita bem o fato de não ter sua idéia levada em conta.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    SANDRA SANTIS

    Ex-Coordenadora da Unidade Iraí e Supervisora de Atividades Complementares.Docente de Ensino Superior e Pós Graduação presencial e à distância: ministrando aulas em Supervisão e Administração, Didática de ensino, Fundamentos da Legislação, Gestão de Projeto Integrado, Metodologia Científica e Seminários, Auditoria Hospitalar, TGA I e II, Qualidade e Acreditação, Gestão da Produção, Comportamento Organizacional . Docente Coordenadora de Projeto Integrado. Experiência de 18 anos em serviços hospitalares. Associada ao Conselho Regional de Administração São Paulo n.º83575.Instrutora em Curso Profissionalizante. Consultora e Auditora: Análise e Controle interno.

    Exibir