voltar para Produção Acadêmica

A Delegacia, a Escola e o Departamento de Recursos Humanos

O RH da sua organização é uma delegacia ou uma escola?

Delegacia, a Escola e o Departamento de Recursos Humanos

Você sabe como funciona uma delegacia, uma escola e o departamento de recursos humanos e quais os seus respectivos objetivos?

Sem que sejamos profundos conhecedores das operações realizadas em um departamento de polícia sabemos por conhecimento geral que lá encontraremos delegado, escrivão, policiais, enfim agentes da lei, incumbidos de repreender e encarcerar indivíduos que de alguma forma descumprem as regras-leis estabelecidas para o bom convívio em sociedade. O desregrado, preso, dificilmente abandona a conduta anterior(há exceções) e as ações de desrespeito as leis continuam a existir visto que temos no Brasil milhares de indivíduos presos e os crimes continuam a ocorrer. A repressão e a punição portanto não melhoram a sociedade e nem os indivíduos.

Igualmente sem conhecer profundamente os mecanismos da educação escolar verificamos ali indivíduos, diretora, professores e demais profissionais incumbidos de ensinarem aos alunos a se tornarem bons cidadãos, responsáveis, dando-lhes através do estudo a possibilidade de entender a vida e nela encontrar motivações para seguir um caminho progressivo, de desenvolvimento do caráter tanto quanto de objetivos e metas profissionais, familiares e demais.

Qual a diferença? Um sistema pune e não transforma para melhor, o outro ensina e instrumentaliza o indivíduo para que realize a sua própria transformação para melhor.

E o departamento de Recursos Humanos? Essa área na sua empresa é uma delegacia de polícia punitiva ou uma escola de acolhimento e ensino de pessoas para o devido desenvolvimento de valores?

Se seu departamento de recursos humanos se utiliza de ameaças de demissão, de demissões como fator de vingança e punição, de advertências desmedidas e descabidas para o deleite de gestores perseguidores, se atende mal os colaboradores que o buscam e outras práticas similares, essa área na sua empresa é uma delegacia de polícia, um departamento de repressão, considerando seus colaboradores como criminosos que devem ser punidos.

Agora se o departamento de recursos humanos busca compreender as pessoas, acolhê-las, ensinando-lhes o caminho a seguir, treinando-as em vez de puni-las, ajudando-as a construir o seu caminho e instrumentalizando-as para o devido crescimento pessoal e profissional que redundará em benefícios também para a própria organização, essa área será certamente uma escola.

Qual o efeito de cada uma dessas práticas em sua organização? Pense!

O RH da sua organização é uma delegacia ou uma escola?

Luciano de Lima Silveira

Estudante do 6º semestre de Administração na Unilasalle Canoas/RS

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Luciano Silveira

    Exibir