voltar para Produção Acadêmica

A comunicação e a organização informal.

As pessoas não vivem isoladas e nem são auto-suficientes, elas se relacionam continuamente com outras pessoas e seus ambientes através de comunicação.
A comunicação ocorre quando uma informação é transmitida à alguém, e é então compartilhada também por esse alguém, pois para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação receba-a e compreenda-a.
A comunicação trata-se de uma área em que cada pessoa pode fazer grandes progressos na melhoria de sua própria eficácia e em seu relacionamento interpessoal ou com o mundo externo. É também o ponto de maiores desentendimentos e conflitos entre duas ou mais pessoas, entre membros de um grupo, entre grupos e dentro da organização como um sistema.
As pessoas nas organizações comportam-se como pessoas e não como peças de máquinas ou seres estritamente profissionais, elas apresentam sentimentos de amizade e hostilidade, cooperação e competição, formam grupos com seus colegas de trabalho e criam regras para a convivência, além disso, levam para dentro da empresa praticamente todos os seus interesses como pessoas e membros de famílias ou grupos externos.
Os grupos são conjuntos de pessoas que se formam de maneira espontânea (grupos informais) ou por decisão da organização (grupos formais).
Os grupos informais são criados por iniciativa de seus próprios integrantes para defender seus interesses ou atender a necessidades de convivência social.
Seu comportamento como indivíduos e integrantes de grupos pode ajudar ou atrapalhar os objetivos da empresa, de modo que os administradores não devem negligenciar esse lado das organizações, onde todos os componentes da organização informal se entrelaçam.
Para o homem social, a motivação é o grupo. Os motivos importantes são o reconhecimento e a aceitação pelos colegas.
A empresa deve ser vista como sistema social (ou informal), composto primariamente de pessoas, sentimentos, interesses e motivações.
Uma conhecida ilustração mostra o sistema social como a parte oculta de um iceberg, muito maior que a parte visível.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Alfeu Barreto

    null

    Exibir