voltar para Produção Acadêmica

A água é o nosso petróleo

A água do nosso planeta esta cada vez mais escassa, pesquisas realizadas mostram que apenas 3% do total de todas as águas existentes são potáveis e doces, ou seja, adequadas para o consumo humano. Mas podemos e temos que fazer algo para mudar esta situação.

A água do nosso planeta esta cada vez mais escassa, pesquisas realizadas mostram que apenas 3% do total de todas as águas existentes são potáveis e doces, ou seja, adequadas para o consumo humano.



agua
Esses dados têm sido motivo de grandes preocupações para toda a população e ultimamente tem causado desconforto no setor econômico, pois as empresas estão descobrindo que se não criarem uma política de utilização e reutilização dos recursos hídricos poderão sofrer grandes e até prejudicarem seus negócios.

A população em geral tem observado os problemas ambientais que estão sendo gerados pela má utilização dos nossos recursos naturais e com isso acabam cobrando mais respeito, controle e responsabilidade das empresas em geral. Portanto, toda e qualquer ação que nas empresas tomarem para reduzir, reutilizar ou devolver os recursos utilizados tem atraído bons olhares da sociedade e dos seus consumidores.

No Brasil detém cerca de 12% a 15% do total de água do planeta, isso tem atraído a atenção de outras países que já consideram a Amazônia como o "pulmão" do planeta, Infelizmente esses recursos estão mal distribuídos no pais, onde na região Sul e Sudeste tem em abundancia e na região Norte e Nordeste esta escassa, o pior de tudo é o déficit de saneamento básico e educacional que faz com que a população gere um desperdício imenso da água.

Algumas dessas organizações já perceberam isso e tem montado estratégias especifica para utilizar a água um exemplo é a Coca Cola que consome 289 bilhões de litros de água por ano, motivo pelo qual teve que desinstalar uma de suas fábricas localizadas na Índia, pois o país não disponha de água o suficiente, pensando nisso resolveu ficar neutra devolvendo para aos países a mesma quantidade de água que retirar. Outros exemplos são o da Merk e da Pepsco que informam já terem reduzido 30% do consumo de água cada uma.

Estudos realizados afirmam que as empresas deverão incorporar três novos tipos de preocupações com relação a água: Se há disponibilidade, a qualidade e o acesso. Cabe as empresas criarem políticas internas de utilização da água pra que isso reflita nos resultados externos como campanhas de conscientização dos colaboradores, reutilização de águas pluviais, mecanismos para abrir e fechar os abastecimentos quando não são utilizados, essas são apenas algumas atitudes que poderão ser adotas.

O presidente mundial da Nestlé, maior empresa de água engarrafada, já disse: "a água acabará antes do petróleo", mas essa possibilidade só ocorrerá se a nada for feito para mudar.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Bianca Fialho

    Exibir