Volkswagen atualiza logotipo; veja como a marca da empresa mudou desde 1938

Logo mundial chega no momento em que a Volkswagen completa 60 anos no Brasil

04 março 2013

A Volkswagen divulgou o novo design de seu logotipo, que terá processo de implementação até abril deste ano. O novo logotipo global da empresa chega no momento em que a Volkswagen do Brasil fará 60 anos, que serão comemorados em 23 de março de 2013.

Desenvolvida pela equipe de Corporate Design da Volkswagen na Alemanha - país onde está localizada a sede da empresa -, a nova marca (logotipo) tem como principais destaques os traços hiper-realistas, que realçam a tridimensionalidade em relação ao logo anterior, e o efeito cromado.

Veja a mudança entre o logo de 2012 e 2013:

logo_volks_2012_2013_640

Fonte: divulgação

Conheça a história do logo VW

Ao longo da história da Volkswagen, seu logotipo recebeu diversas atualizações, contando inclusive com variação de cores. Todas as versões, no entanto, têm algo em comum: a letra "V" sobre a letra "W" dentro de um círculo. (Veja , abaixo, os logotipos da empresa de 1938 até 2012).

logo_volks_1938_640

Logotipo da Volkswagen em 1938 (Fonte: divulgação)


volks1
Fonte: divulgação


volks2
Fonte: divulgação

A origem do logo Volkswagen remete aos primórdios da Volkswagenwerk (fábrica Volkswagen), cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada no dia 26 de maio de 1938. Em abril do mesmo ano, o logo VW foi registrado dentro de uma engrenagem, na cor preta, remetendo ao processo industrial. A marca Volkswagen, com as letras "V" e "W" dentro de um círculo, foi criada pelo designer de motores Franz Xaver Reimspiess, da Porsche KG.

No ano de 1945, o logotipo da Volkswagen passou a conter apenas as letras "V" e "W" dentro de um círculo. O destaque é para a variação de cores, misturando, inclusive, o vermelho e o branco. Em outubro de 1948, o logotipo da VW, semelhante ao que é conhecido hoje, foi registrado no Departamento Alemão de Patentes, em Munique.

A variação de cores do logo Volkswagen continuou nas atualizações seguintes. Durante os anos 1950, o logo foi impresso principalmente em preto e branco. Até o fim da década de 1960, a cor azul foi usada mais frequentemente, mas ainda era possível notar alterações de cores, como preto em fundo branco ou branco sobre fundos azul ou preto. Foi na década de 1980, que a cor azul se consolidou no logo da marca Volkswagen.

Em 1996, o tom do logotipo foi alterado para azul escuro. Em cada atualização, o logo reflete a grande força da marca, mostrando também sua capacidade de conciliar temas como engenharia e emoção; poder e elegância.

A partir de 1999, o logo da Volkswagen recebeu uma adaptação tridimensional. Em 2013, essa tridimensionalidade fica ainda mais realçada, por meio dos traços hiper-realistas.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar