Volkswagen apresenta o Golf GTE no Salão Internacional de Genebra
Volkswagen apresenta o Golf GTE no Salão Internacional de Genebra

Volkswagen apresenta o Golf GTE no Salão Internacional de Genebra

Golf GTE pode percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico. Sua autonomia teórica total é de até 939 quilômetros

A Volkswagen vai apresentar no Salão Internacional de Genebra, que começa nesta terça-feira (4) e vai até o dia 16, o novo híbrido plug-in Golf GTE. O carro é a quinta opção de motorização oferecida para o Golf, juntando-se às versões a gasolina, diesel, gás natural comprimido e totalmente elétrica.

Segundo a norma NEDC, o Golf GTE pode rodar 100 km com 1,5 litro de combustível (66,66 km/l) e tem autonomia, em modo totalmente elétrico, de até 50 quilômetros. A autonomia total chega a até 939 quilômetros.

O novo Golf GTE tem dois motores: um 1,4 litro turbo com 150 cv e injeção direta TSI e um motor elétrico com 75 kW / 102 cv. Eles se combinam para oferecer uma potência declarada de 150 kW / 204 cv. Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h. Quando toda a potência do sistema é utilizada, o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 222 km/h nas autoestradas alemãs e em pistas de corrida. Ainda mais significativo é o potencial de propulsão superior do Golf GTE, obtido graças à aliança de um motor a gasolina com um motor elétrico, que produz um torque máximo de 350 Nm. Este valor coloca o primeiro GTE à frente de outros modelos híbridos plug-in.


(Imagem: Volkswagen / Divulgação)

Apesar de sua potência e torque, o Golf GTE é um dos carros mais eficientes do mundo em termos energéticos. O motorista que costuma rodar principalmente em trechos curtos, pode andar totalmente sem emissões, usando apenas eletricidade, por dias, semanas ou meses. A bateria demora cerca de três horas e meia para carregar completamente em uma tomada de corrente convencional.

Se a bateria for carregada através de uma caixa especial ou numa estação de recarga pública, o tempo de carga é reduzido para aproximadamente duas horas e meia. Graças às opções de controle do Golf GTE, o motorista pode garantir que, mesmo ao percorrer longos percursos, nas áreas urbanas apenas o motor elétrico seja utilizado.

Sistema híbrido plug-in do Golf GTE

Trabalhando em conjunto, os dois motores do GTE (turbo e elétrico) geram 150 kW / 204 cv. O motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio de alta voltagem com arrefecimento líquido de 8,8 kWh, que pode ser carregada por meio de um soquete localizado atrás do logotipo VW na grade do radiador. A bateria pesa 120 quilogramas, aproximadamente oito por cento dos 1.524 quilos de peso líquido do carro. O GTE tem uma transmissão automática DSG de dupla embreagem com seis marchas, que foi desenvolvida especificamente para veículos híbridos - a Volkswagen integrou o motor elétrico à caixa da transmissão.

O sistema híbrido inclui ainda componentes eletrônicos de força (que convertem a corrente contínua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor) e um carregador. Um servo-freio eletromecânico e um compressor elétrico garantem a operação otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o GTE for usado em modo "e".


(Imagem: Volkswagen / Divulgação)

Instrumentos e mostradores específicos

Touchscreen: Todos os modelos do Golf são equipados com uma tela sensível ao toque. No caso do Golf GTE, o sistema de rádio "Composition Media", com tela de 6,5 polegadas, é standard. O sistema de radionavegação "Discover Pro" é oferecido como opção. No GTE, as duas unidades estão equipadas com muitas funções adicionais. Elas incluem um "monitor de autonomia", um "mostrador de fluxo de energia", "estatísticas de emissão zero", "e-manager" (gerenciamento energético) e, juntamente com o sistema de navegação opcional, o "alcance 360º" Todos os proprietários do Golf GTE podem, também, baixar gratuitamente o aplicativo "Volkswagen Car-Net e-Remote" para seus smartfones e utilizá-lo para controlar funções e acessar informações.

Monitor de autonomia: mostra a autonomia elétrica momentânea do GTE, assim como a possível autonomia adicional em potencial através da desativação de itens auxiliares que consomem eletricidade.

Mostrador de fluxo de energia: apresenta o fluxo de energia na aceleração (flechas azuis) e nas frenagens ou em desaceleração (flechas verdes) como gráficos animados.

e-manager: pode programar atém três horários de partida e carga. Assim, o Golf GTE assegura a temperatura escolhida e o estado de carga da bateria para um momento determinado. Paralelo a isto, o aquecimento ou refrigeração do interior podem ser ativados pela utilização do ar-condicionado standard durante a operação de carga da bateria. Desta forma, o ar-condicionado não influencia no processo de carga da bateria, aumentado assim a autonomia com eletricidade.

Alcance 360º: o raio de autonomia momentâneo em modo "e" é mostrado em 360 graus sobre o mapa local. A área interna mostra o alcance para uma viagem de ida e volta, enquanto a área externa indica a autonomia para um percurso em sentido único. Estações de carga podem ser mostradas e incorporadas ao roteiro escolhido como paradas intermediárias.

Car-Net e-Remote: utilizando o aplicativo "Volkswagen Car e-Remote" também é possível executar várias dessas opções e receber informações através de telefones celulares ou pelo web site Car-Net. O aplicativo pode programar em detalhes a hora da partida, o ar-condicionado, a carga da bateria, acessar os dados do veículo e seu status.

Medidor de energia: o medidor de energia suplementa o conta-giros no lado esquerdo do painel de instrumentos. Ele mostra quanta energia do sistema está sendo utilizada no momento ou a intensidade da regeneração da bateria. O velocímetro foi mantido do lado direito. O mostrador colorido que fica posicionado entre o medidor de energia e o velocímetro (display multifuncional "Plus") também mostra permanentemente a autonomia com uso apenas de eletricidade e o modo de operação utilizado no momento.

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