Café com ADM
#
Você já se perguntou onde estão os problemas da sua empresa?
Você já se perguntou onde estão os problemas da sua empresa?

Você já se perguntou onde estão os problemas da sua empresa?

Empresários em busca de medir a eficiência de seu empreendimento podem utilizar uma ferramenta que permite avaliar seu negócio sob a ótica de um consumidor

Empresários em busca de medir a eficiência de seu empreendimento e descobrir pontos passíveis de melhoria podem utilizar uma ferramenta que permite avaliar seu negócio sob a ótica de um consumidor. O cliente oculto simula um freguês real, porém preparado para testar a qualidade dos produtos e serviços e fornecer informações detalhadas sobre diversos aspectos de uma empresa.

Sem que os funcionários saibam, o cliente oculto visita o estabelecimento e presta atenção a todos os detalhes, como tempo de atendimento, simpatia dos colaboradores, conhecimento da equipe sobre o produto ou serviço oferecido, decoração e até o sabor dos alimentos. Ao final da avaliação, ele sai da loja sem se identificar. Após alguns dias, o empresário recebe um relatório com os resultados do teste.

“O objetivo é detectar falhas para que os serviços sejam aprimorados, possibilitando ao empresário melhorar o seu negócio”, explica Andréa Mendes, diretora técnica da Idealis Pesquisa & Comunicação, instituto de pesquisa de mercado que oferece o serviço. Segundo ela, como os funcionários não sabem que estão sendo avaliados, eles dispensam ao cliente oculto o mesmo tratamento que a qualquer outro cliente. É nessas situações que se descobre os pontos positivos e negativos de cada estabelecimento.

“Certos detalhes fogem do conhecimento do empresário, já que muitas vezes ele não está presente na empresa em tempo integral, acompanhando todas as etapas da produção e da venda. O retorno do cliente oculto possibilita uma outra visão do negócio que irá garantir ao empresário a noção exata de como seu serviço é visto pelo público”, completa Mendes.

Treinado para avaliar

O cliente oculto pode ser qualquer pessoa, já que ele é selecionado a partir do perfil da empresa e suas necessidades. Para isso, geralmente as empresas de pesquisa mantêm um banco de dados com interessados em executar o serviço. Independente de sua profissão, eles recebem um treinamento para aprender sobre o local a ser analisado e um questionário (elaborado junto ao contratante) para ser preenchido após a visita.

Discrição e capacidade de observação são essenciais em um cliente oculto, já que ele chega e vai embora sem demonstrar o objetivo de sua visita. “Para maximizar os resultados da pesquisa, enviar mais de um consumidor oculto é uma boa solução porque cada pessoa possui percepções diferentes sobre o mesmo item. O que os empresários precisam entender é que a avaliação de seu negócio precisa ser constante e focar em melhorias que garantam a satisfação do seu cliente”, reforça a diretora da Idealis Pesquisa & Mercado.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.