Vestido Versace para Riachuelo de R$ 379,90 por R$ 29,90 em saldão
Vestido Versace para Riachuelo de R$ 379,90 por R$ 29,90 em saldão

Vestido Versace para Riachuelo de R$ 379,90 por R$ 29,90 em saldão

Várias peças da coleção da marca italiana para a rede de lojas brasileira sobraram e viraram ponta de estoque; o que deu errado?

19 janeiro 2015

A Versace é uma das casas italianas de alta-costura mais prestigiadas em seu país de origem e no mundo. No caminho contrário ao da tendência da "gourmetização", a marca, que atende ao público AAA, resolveu expandir o perfil do seu consumidor e fechou parceria com a Riachuelo, criando uma linha especial para a loja a preços mais acessíveis do que os das coleções "normais" da maison. A expectativa era que a coleção esgotasse rapidamente, mas se esta semana você passar em alguma loja Riachuelo, pode ser que encontre peças da Versace por preços incrivelmente baixos. Um vestido anteriormente vendido a R$379,90 foi visto por R$29,90 por uma consumidora, que fotografou a etiqueta e publicou no site Buzzfeed.

Veja o vestido:

Divulgação/Riachuelo

Esse tipo de união se mostrou tendência em 2014 no Brasil, e já acontece lá fora com frequência, há algum tempo. Grandes marcas de luxo se juntam a lojas de fast fashion para criar itens que aliam preços mais baixos a um toque de luxo e exclusividade. Essas peças são vendidas por valores maiores do que as outras da loja que as recebe, mas ainda assim saem bem mais em conta do que as roupas vendidas nas maisons. Para os fashionistas, é a chance de ter acesso a peças de marcas desejadas mas anteriormente inalcançáveis, por causa dos preços exorbitantes.

Quando a Versace anunciou a parceria, a Riachuelo fez campanha de marketing pesada, trazendo inclusive a diretora criativa e CEO da marca, Donatella Versace, para o Brasil, por ocasião do lançamento da coleção. A imprensa especializada mostrou empolgação e blogueiras e personalidades da moda apareceram prestigiando as duas marcas e vestindo as peças. A parceria tinha tudo para ser um sucesso.

O que deu errado, então? Alguns fatores envolvem a questão: primeiro, as peças não caíram no gosto das brasileiras, ou pelo menos das consumidoras da Riachuelo. Segundo, os preços, apesar de mais acessíveis do que os de um Versace original, ainda estavam muitíssimo acima da média da Riachuelo. Camisas por R$229,90 ou vestidos por R$379,90 falam a um público que não é necessariamente o da loja. Além disso, a qualidade das roupas não corresponde ao que é cobrado por elas. Pode-se encontrar peças de boas grifes brasileiras, feitas com maior qualidade, por preços parecidos. Em bom português, quem compra na Riachuelo não paga R$229,90 por uma camisa, e quem de fato paga esse valor, prefere investir em outras marcas.

Os preços altos e o consequente "flop" da coleção repercutiu nas redes sociais. Confira:

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