Café com ADM
#

Vegetarianos são menos saudáveis que carnívoros, aponta estudo

Também foi constatado que os vegetarianos consumiam menos álcool e tinham menores índices de massa corporal, mas ainda apresentavam um estado de saúde física e mental menor

A Universidade de Medicina de Graz, na Áustria, realizou uma pesquisa considerada controversa sobre a qualidade de vida de pessoas carnívoras e vegetarianas. O estudo se baseou no levantamento “Austrian Health Interview Survey” e concluiu que pessoas que não comem carne são mais propensas a desenvolver câncer, alergias e problemas como depressão e ansiedade.

Foram analisados 1.320 indivíduos, separados por idade, sexo, nível socioeconômico e quantidade de carne ingerida. Desses, 330 eram vegetarianos; 330 eram carnívoros que ingeriam grande quantidade de frutas e legumes; 330 comiam pouca carne; e 330 tinham a carne como principal alimento da sua refeição.

Também foi constatado que os vegetarianos consumiam menos álcool e tinham menores índices de massa corporal que os carnívoros, mas ainda apresentavam um estado de saúde física e mental de menor qualidade quando comparados com os demais.

“Nosso estudo mostrou que os adultos austríacos que consomem uma dieta vegetariana são menos saudáveis (em termos de câncer, alergias e distúrbios de saúde mental), têm uma qualidade de vida menor e também precisam de mais tratamento médico”, declararam os autores.

O estudo foi bastante criticado, além de ter sido acusado de uma possível ligação com a indústria da carne no país. “Nós já nos distanciamos dessa afirmação, pois é uma interpretação errada dos nossos dados. Nós realmente notamos que os vegetarianos sofriam mais com certas condições como asma, câncer e doenças mentais do que as pessoas que comiam carne, mas não podemos dizer qual é a causa e qual é o efeito. É preciso que haja um estudo mais aprofundado antes que esta questão possa ser respondida”, declarou a epidemiologista e coordenadora da pesquisa, Nathalie Burkert, em entrevista ao jornal “Austrian Times”.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.