Café com ADM
#

Varejo perde com dificuldades em acompanhar mudanças nas legislações

Especialista afirma que os cuidados principais estão relacionados às operações de controle e conhecimento das normas

Os grandes varejos vêm enfrentando dificuldades para acompanhar as legislações de natureza fiscal e tributária. Isso acontece devido às diversas mudanças das normas legais e regulamentares e a questão tributária tem um grande impacto nos negócios e com isso os resultados são afetados.

“As empresas devem estar sempre atentas e preparadas para possíveis mudanças e adaptações”, explica Jorge Carlos Bahia, sócio do Grupo Bahia, Kosio & Associados. Essas alterações acontecem primeiro devido a mutações de panoramas econômicos, necessidade de maior arrecadação e adaptação dos modelos de gestão das máquinas arrecadadoras diante da nova figura operacional do varejo e, segundo, relacionado à dinâmica de mercado, exigência do consumidor e a criatividade do empresário.

É no varejo que tudo acontece em termos de dinâmica de venda. Com essas mudanças, as empresas podem perder "competitividade, rentabilidade, maximização de uso de sua estrutura operacional e sistêmica, mercado, ou seja, podemos dizer que se trata de uma questão de sobrevivência", afirma Jorge. Por mais que se tenham mudanças com relação ao momento e forma de atender a obrigação principal (recolhimento do tributo), não se pode desprezar o cumprimento de obrigações acessórias que as empresas devem manter como forma de subsidiar o cumprimento daquela caracterizada como a principal.

Para evitar essas dificuldades, as empresas precisam ter o conhecimento da legislação aplicável aos produtos comercializados, pois ele é fundamental para gerar informações corretas e necessárias ao negócio que a pesquisa de mercado traz ao varejista como indicação do que o cliente espera da empresa. Por vezes, e como solução para avaliar a demanda de mercado de determinado produto é fundamental que se tenha uma boa operação de consignação, suportando a mesma com bons controles de estoque e financeiro, caso contrário, a consignação é um desastre.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.